sábado, 1 de junho de 2013

Turquia. Polícia retira-se da praça Taksim, milhares ocupam-na em seguida

 

Jornal i - Lusa
 
Desde sexta-feira que aquela praça estava ocupada pelas forças de segurança que impediam os protestos e dispersavam qualquer concentração no local
 
A polícia turca retirou-se hoje à tarde da praça Taksim, no centro de Istambul, que foi imediatamente ocupada por milhares de pessoas, no segundo dia de violentas manifestações contra o governo, constataram jornalistas da agência France Presse.
 
Desde sexta-feira que aquela praça estava ocupada pelas forças de segurança que impediam os protestos e dispersavam qualquer concentração no local.
 
A retirada acontece depois do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan ter declarado que a polícia se iria manter no local para manter a ordem.
 
“A polícia estava lá ontem, está lá hoje e estará ainda amanhã porque a praça Taksim não pode ser um local onde os extremistas fazem o que querem”, disse Recep Tayyip Erdogan, durante um discurso em Istambul, no qual pediu aos manifestantes para pararem “imediatamente” com o protesto.
 
Milhares de pessoas ocuparam durante vários dias o Parque Gezi, perto da praça Taksim e um dos ‘pulmões’ de Istambul, em protesto contra um projeto urbanístico que prevê a construção de um centro comercial, até que na sexta-feira a polícia recorreu ao uso de gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes, que responderam com pedras.
 
A repressão da manifestação pela força antimotim da polícia turca causou pelo menos 20 feridos, 12 em estado grave.
 
O presidente turco, Abdullah Gul, apelou hoje ao “bom senso” e à “calma”, considerando que os protestos atingiram um “nível preocupante”, exortando a polícia a “agir com o sentido da proporção”.
 
Erdogan, por seu turno, admitiu que “existiram alguns erros, extremismo na resposta da polícia” e o ministro do Interior informou, num comunicado, que os polícias que ajam de “forma desproporcionada” serão processados.
 
Leia também em Jornal i
 
Foto: EPA/TOLGA BOZOGLU
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana