domingo, 14 de julho de 2013

DEZ ANOS DEPOIS, UM DOMÍNIO AINDA MAIS AVASSALADOR!



Martinho Júnior, Luanda

1 – Há dez anos, mais precisamente a 15 de Março de 2001, ainda não escrevia para um blog na Internet, escrevia para um “pasquim”, (há quem goste de chamar assim aos jornais privados de fim-de-semana publicados em Luanda), o desaparecido semanário ACTUAL, e abordei o assunto das escutas globais às comunicações alertando para “O dealbar da IIª Guerra Fria”…

O que escrevi então ainda está efectivamente actual e pode comprovar-se pelas revelações do Wikileaks e agora de Edward Snowden…

Republicarei agora essas minhas intervenções para o Página Global, lembrando uma época em que se aprimorava o Echelon (uma das bases e suportes da espionagem do National Security Agency) e numa altura em que na ONU, ao apresentar-se a candidatura de Angola a membro não permanente do Conselho de Segurança, a espionagem pôde avaliar antecipadamente as intenções de voto e qual seriam os propósitos de Angola.

Tratar deles é uma prova de cidadania consciente e vital!

2 – Quando se abordava esse tema, aparecia sempre alguém que, como sacerdote do templo avisava: “mais uma teoria da conspiração”!

Esquecia-se que pelo menos da minha parte procurei sempre fundamentar os meus escritos que por vezes têm mais valor no que busco e incansavelmente junto, do que na própria produção!

É justo que relembre e dê a conhecer, pela actualidade das preocupações de todos nós os que fazemos parte daqueles 99% da humanidade que se inscrevem na lógica com sentido da vida, pelo facto de sublinhar que as esquerdas dispersas depois do final da Guerra Fria, mas relativamente actuantes, por vezes adormecem e deixam determinados temas como este para trás, quando eles deveriam estar sempre presentes em cima da mesa: fazem parte do diagnóstico quotidiano da lógica capitalista, do império e da sua hegemonia fascizante!

3 – Os países latino americanos, pela sua afirmação (e também em alguns casos manifestos pela sua renúncia a este tipo de abordagens), têm sido dos poucos a manter uma constante atenção sobre a espionagem norte americana ao longo dos tempos, pois sabem, melhor que ninguém, o que essa espionagem significa na história comum e nas histórias de cada um deles: da Colômbia, do Chile, do Peru, das Honduras, do Paraguai, do Brasil, da Venezuela, da Argentina, da Nicarágua,… de Cuba!

A espionagem norte americana nos termos em que ela se exerce, é para eles, ciosos de integração e soberania dos seus povos, parte duma vasta operação de ingerência que sem interrupção deu seguimento à Operação Condor!

O mérito de Evo Morales face ao acto de pirataria e sequestro instrumentalizado contra si, merece pois todo o nosso imenso respeito, por que é a dignidade dos povos que foi balanceada uma vez mais e ele honrou os 99% da humanidade, honrando a longa história de resistência à lógica capitalista na América e no Mundo.

A oferta de asilo a Edward Snowden por parte de alguns dos integrantes da ALBA, Bolívia incluída, dá seguimento ao seu argumento e responde em nome dos povos da América Latina e de todo o mundo à hegemonia!

4 – Na Europa esqueceram-se deliberadamente os ensinamentos da Operação Gladio não só por que seus governos passaram a ser os representantes do capital, mergulhando nas suas elites e oprimindo os povos, mas também por que o caminho de suas “democracias representativas” de fachada (a Europa Mediterrânea vai-se transformando cada vez mais num conjunto de colónias do capital financeiro), determinam que os agentes da hegemonia sejam instalados, polvilhando as suas instituições… tirando partido das hibernações “stay behind”!

Isso acontece na política, na banca e na comunicação de massas, sectores que, por exemplo definem o campo de manobra do Bilderberg (e em Portugal as conotações de Francisco Pinto Balsemão, representante do Bilderberg)!

A “indignação” dos seus dirigentes é muito mais aparente do que real, pois em território da União Europeia estão de há muito implantadas, por exemplo, as antenas do Echelon!...

A espionagem UKUSA-ECHELON-NSA está implantada na Europa de há longas décadas e isso explica uma das razões do modelo da própria presença do Reino Unido na União Europeia, que nos seus termos tem o privilégio de ser um caso único, com um pacote de originalidades e excepções de vária ordem, inclusive nas comunicações…

5 – Angola fez constar que apresentará, dez anos depois, nova candidatura a membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU!

A espionagem norte americana continuará a sua saga, agora de forma mais sofisticada que antes, defendendo os interesses da aristocracia financeira mundial, dos 1% que dominam as corporações multi nacionais, os bancos, as moedas “fortes” que servem de padrão global…
Uma parte das elites angolanas estão já subservientes desses 1%, mas isso não impedirá que a saga continue:

Como todas as outras delegações na ONU, a de Angola merecerá a sua atenção por parte da NSA!

Para cada um será a sua dose, em resultado dos interesses que dão lucro, por que foi assim que foi construído o império e é assim que ele cultiva a sua hegemonia unipolar!

6 – A independência de Angola contudo, provavelmente tanto quanto a heroicidade do movimento de libertação em África, deve-se a uma conjugação única de factores que resultaram num momento democrático como poucos nos Estados Unidos da América: naquela altura a sociedade norte americana erguia-se contra a guerra do Vietname e condicionou o poder, um poder que tinha em personalidades como Henry Kissinger (um assíduo do Bilderberg e da Trilateral) a sua mão opressiva forte e sempre pronta para as tensões, para os golpes de estado sangrentos, para as ditaduras e para as guerras!

Henry Kissinger viria a perder por causa dessa condicionante que na altura assumiu aspectos globais, a sua guerra contra Angola a 11 de Novembro de 1975!

A esquadra norte americana, que teria o porta-aviões USS Independence como navio-almirante num desembarque que não pôde acontecer em reforço da testa-de-ponte da CIA, com o operacional John Stockwell à cabeça (ele chegou pelo menos até ao Ambriz), não teve viabilidade…

Nos anos setenta do século passado (e lembro-o para que em Angola também não se esqueça), foram publicados os “Pentagon Papers”, que constituíram uma pequena bíblia das denúncias contra a guerra do Vietname.

Muito recentemente o “site” do “Democracy Now” lembrou-os como um antecedente, algo precioso a favor do heroísmo de Edward Snowden:

“Forty-one years ago, Beacon Press lost a Supreme Court case brought against it by the U.S. government for publishing the first full edition of the Pentagon Papers. It is now well known how The New York Times first published excerpts of the top-secret documents in June 1971, but less well known is how the Beacon Press, a small nonprofit publisher affiliated with the Unitarian Universalist Association, came to publish the complete 7,000 pages that exposed the true history of U.S. involvement in Vietnam.

Their publication led the Beacon press into a spiral of two-and-a-half years of harassment, intimidation, near bankruptcy and the possibility of criminal prosecution. This is a story that has rarely been told in its entirety.

In 2007, Amy Goodman moderated an event at the Unitarian Universalist conference in Portland, Oregon, commemorating the publication of the Pentagon Papers and its relevance today.

Today, we hear the story from three men at the center of the storm: former Pentagon and RAND Corporation analyst, famed whistleblower, Daniel Ellsberg, who leaked the Pentagon Papers to The New York Times; former Alaskan senator and presidential candidate Mike Gravel, who tells the dramatic story of how he entered the Pentagon Papers into the congressional record and got them to the Beacon Press; finally, Robert West, the former president of the Unitarian Universalist Association.

We begin with Ellsberg, who Henry Kissinger once described as the world’s most dangerous man."

A coragem daqueles que tornaram possível o movimento de libertação em África, o levantamento do povo dos Estados Unidos contra a guerra, a coragem do povo do Vietname, a posição de princípio assumida pelo então bloco socialista, o internacionalismo resoluto da Revolução Cubana e homens de consciência que enfrentaram o monstro desde as suas entranhas, naquele momento tornaram possível o sonho da liberdade face ao colonialismo e ao “apartheid”!

Foi assim a 11 de Novembro de 1975, confesso que o vivi e continuo ainda assim a vivê-lo como patriota e cidadão do mundo, na lógica com sentido de vida, por que a vontade de construir a paz passa por aqui!

Algo de novo e com implicações geopolíticas incomensuráveis, está a nascer na consciência dos povos, em função das sucessivas revelações que serviço de inteligência algum poderá suster!

Gravura: As “colecções” do PRISM segundo Edward Snowden.

A consultar:
. How the Pentagon Papers Came to be Published By the Beacon Press Told by Daniel Ellsberg & Others – http://www.democracynow.org/2013/7/4/how_the_pentagon_papers_came_to
. UKUSA agreement release – NSA – http://www.nsa.gov/public_info/declass/ukusa.shtml
. Tratado de Segurança – http://en.wikipedia.org/wiki/UKUSA_Agreement
. ECHELON – ESPIONAGEM TOTAL – http://www.fimdostempos.net/echelon.html
. How US spies on us all –
. How the Pentagon Papers Came to be Published By the Beacon Press Told by Daniel Ellsberg & Others – http://www.democracynow.org/2013/7/4/how_the_pentagon_papers_came_to
. Chikoti solicitou o apoio da Rússia à candidatura de Angola a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas - http://tudoparaminhacuba.wordpress.com/2013/06/24/chikoti-solicitou-o-apoio-da-russia-a-candidatura-de-angola-a-membro-nao-permanente-do-conselho-de-seguranca-das-nacoes-unidas-onu-conselhodeseguranca/

1 comentário:

Anónimo disse...


Ementa:

Onde está 15 de Março de 2001, deve entender-se como 15 de Março de 2003.

Martinho Júnior.

Luanda.

Mais lidas da semana