domingo, 7 de julho de 2013

Marques Mendes. “Ou aprenderam a lição ou é melhor desaparecerem do mapa.”



Beatriz Silva – Jornal i

“Acho que o presidente da República está furioso com o que aconteceu, mas também acho que é a solução que ele prefere”

Luís Marques Mendes afirmou hoje que “a economia vai ter outro peso” depois dos acontecimentos desta semana, com as mudanças que se deram no executivo de Passos Coelho, acrescentando que o “governo vai ficar mais forte.”

No comentário semanal na SIC, o antigo presidente do PSD considerou que “Paulo Portas devia ter sido sempre o número dois.” Apesar do acordo alcançado, Marques Mendes acredita que a relação de Passos e Portas não vai ser fácil. Porém, o comentador defende que depois de uma “semana alucinante e deprimente” – com as fortes quedas na bolsa e com as críticas internacionais – as divergências na coligação terão de acabar. “Ou aprenderam a lição, como que um susto, ou é melhor desaparecerem do mapa.”

No discurso ao país, o primeiro-ministro confirmou hoje que o líder do CDS-PP irá assumir funções como vice-primeiro-ministro e terá como principais responsabilidades coordenar as políticas económicas e as negociações com a troika. “A declaração foi bastante formal e não gerou entusiasmo”, sublinhou o ex-responsável, acrescentando que “comparando o olhar dos dois [Passos Coelho e Paulo Portas], o líder do CDS estava abatido. As coisas não estavam a correr bem.”

Quanto à decisão do presidente da República, Marques Mendes disse que “Cavaco Silva rejeita eleições”, por isso, “vai aprovar a solução apresentada”.

“Acho que o presidente da República está furioso com o que aconteceu, mas também acho que é a solução que ele prefere”, concluiu.

Sem comentários:

Mais lidas da semana