quarta-feira, 3 de julho de 2013

PARTIDO DA OPOSIÇÃO ANGOLANA APONTA “ASSASSÍNIOS SELETIVOS” NA LUNDA NORTE



EL – APN - Lusa

O Partido da Renovação Social (PRS, oposição), acusou hoje em Luanda a existência de "assassínios seletivos" na província da Lunda Norte e divulgou imagens de alegadas violações de direitos humanos naquela região do norte de Angola.

A acusação foi feita em conferência de imprensa pelo secretário-geral do PRS, Benedito Daniel, que garantiu a entrega na próxima semana ao presidente do parlamento das provas documentais que o partido alega possuir.

Depois de recordar episódios anteriores que caracterizou como casos de "repressão política", Benedito Daniel acusou o regime angolano de multiplicar depois da independência, em 1975, "as execuções sumárias e seletivas, torturas físicas e psicológicas".

Citou, como exemplos, o assassínio de mais de 80 mil pessoas "em reação ao suposto golpe de estado de 27 de maio de 1977 e os "massacres" do período pós-eleitoral de 1992.

"Permanentemente, o regime usa o quadro de violência preventiva, intimidatória e desmobilizadora ao nível da grande massa da população, através dos organismos de censura, de filtragem política, de vigilância e prevenção policial ou pelos aparelhos de enquadramento político-ideológico do quotidiano, da família, da escola, dos lazeres, do trabalho", acusou.

Para o PRS, quarto partido mais representado, com três deputados entre os 220 que integram a Assembleia Nacional, "os dias que correm estão caracterizados por uma clara situação de insegurança, medo, incertezas, instabilidade social, dor para muitas famílias angolanas".

"Estamos cercados por acontecimentos que tocam o país e o comovem, em resultado de atos afastados do bem e da moral, atos que atacam gravemente a dignidade humana, a nossa dignidade humana, a dignidade humana do angolano", acrescentou.

A conferência de imprensa foi convocada para apresentar dados do assassínio de mulheres na Lunda Norte, que esteve na origem da realização de uma manifestação no passado dia 15 de junho na localidade de Cafunfo, e que segundo o PRS não está a ser devidamente investigada e tratada pelas autoridades judiciais e policiais.

Assim, com datas e nomes, o PRS apresentou uma lista de 15 mulheres, vítimas mortais de violação e mutilação dos órgãos genitais para alegadas práticas de feitiçaria e relacionadas com o garimpo de diamantes, entre o dia 20 de novembro de 2009 e 07 de maio passado.

No total, Benedito Daniel fixou em 578 o número de assassínios seletivos, desde 2003, na região do município de Cuango, Lunda Norte, e acrescentou que no mesmo período 1.275 pessoas "ficaram com alguma deficiência como consequência de torturas e espancamentos".

Sem comentários:

Mais lidas da semana