quarta-feira, 3 de julho de 2013

Cresce risco de tensão social em Cabo Verde, alerta Economist Intelligence Unit



JSD – APN - Lusa

O risco de tensões sociais em Cabo Verde está a crescer face ao elevado desemprego, ao enfraquecimento da economia e à queda das receitas das remessas dos emigrantes, indica hoje um relatório do Economist Intelligence Unit (EIU).

Segundo o documento, o grupo de análise pertencente ao Economist prevê, no entanto, que o arquipélago se mantenha entre os países mais estáveis de África ao longo de 2013 e 2014, apesar da partilha do poder legislativo, nas mãos do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, desde 2001), e autárquico, nas do Movimento para a Democracia (MpD).

O relatório do refere que o défice fiscal cabo-verdiano vai contrair de 11,4 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) registado em 2012 para 7,9% do PIB em 2014, à medida que as reformas fiscais melhorem gradualmente a arrecadação de receitas, enquanto os constrangimentos de financiamento vão levar a uma redução do investimento público.

Após desacelerar para um nível estimado em 4,6%, a taxa de crescimento económico de Cabo Verde vai cair para 3% em 2013, voltando a subir, em 2014, para 3,2%.

A taxa média de inflação vai desde de uns moderados 2,5% em 2012 para 1,8% em 2013, antes de subir novamente para 2,2% em 2014, em linha com os preços das importações, que constitui a maioria do consumo doméstico.

O défice da conta corrente, indica o EIU, vai cair de 11% do PIB em 2012 para 6,2% no próximo ano, tendo em conta as boas perspetivas de crescimento do Turismo e uma desaceleração a importação de bens de capitais no investimento público.

E é na área do Turismo que o relatório indica estar a grande aposta cabo-verdiana, lembrando que, nos primeiros quatro meses deste ano, o número de turistas subiu 18,5% em comparação com idêntico período de 2012.

"Trata-se de um bom sinal, pois, caso contrário, a economia acabaria por desacelerar", realça o EIU, lembrando a aposta cabo-verdiana de investir no setor dos jogos de fortuna e azar (casinos) para ganhar mercado internacional.

No relatório é também ressalvado que os dados são meramente provisórios e podem ser alterados consoante a conjuntura económica internacional, lembrando que a ligação de Cabo Verde ao euro torna o país "vulnerável" a um outro qualquer choque da moeda europeia e a crises políticas na Zona Euro.

No contexto político-económico cabo-verdiano, o EIU destaca também a recente visita oficial do primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, aos Estados Unidos, onde, num encontro com o presidente norte-americano Barack Obama, lhe foi reafirmado o apoio de Washington aos esforços na luta contra o tráfico de droga e reconhecidas as "credenciais democráticas" do arquipélago.

Na diversificação das relações internacionais, realça ainda o EIU, a China concedeu um fundo de 50 milhões de dólares (38,4 milhões de euros) para a cooperação militar com Cabo Verde, em mais uma ação para combater o tráfico de droga e, ao mesmo tempo, proteger a frota pesqueira chinesa no Atlântico Médio.

Sem comentários:

Mais lidas da semana