segunda-feira, 1 de julho de 2013

Portugal: GASPAR DEMITIU-SE. MARIA ALBUQUERQUE É A NOVA MINISTRA DAS FINANÇAS



Jornal i

A posse do novo membro do governo será conferida amanhã, terça-feira dia 2 de Julho, pelas 17h no Palácio de Belém

O Presidente da República aceitou hoje a exoneração do ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, e a sua substituição por Maria Luís Albuquerque, até agora secretária de Estado do Tesouro, propostas que foram feitas pelo primeiro-ministro em Belém.

Esta informação foi divulgada na página da Presidência da República na Internet.

"O Presidente da República aceitou a proposta, apresentada pelo Primeiro-Ministro, de nomeação da Dra. Maria Luís Casanova Morgado Dias de Albuquerque para o mesmo cargo", lê-se na página da presidência.

A posse do novo membro do governo será conferida amanhã, terça-feira dia 2 de Julho, pelas 17h no Palácio de Belém.

Foi Vítor Gaspar quem pediu a demissão.

Pedro Passos Coelho pediu uma audiência de urgência a Cavaco Silva, que está a decorrer neste momento. A saída de Gaspar da pasta das Finanças vai ocorrer ainda hoje.

Segundo avança o Jornal de Negócios, a saída de Vítor Gaspar já era do conhecimento de Passos Coelho e Cavaco Silva "há algumas semanas".

A demissão de Vítor Gaspar ocorre em vésperas do início da oitava avaliação da troika, que vai ter início a 15 de Julho.

Vítor Gaspar era, formalmente, "o número dois do Governo", conforme Pedro Passos Coelho referiu em entrevista à TVI, em Novembro do ano passado, acrescentando que "o terceiro" elemento do executivo PSD/CDS-PP era o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

Esta foi a segunda saída de um ministro do XIX Governo Constitucional, depois da demissão de Miguel Relvas do cargo de ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, em Abril deste ano.

Com a exoneração de Vítor Gaspar, caem automaticamente os restantes secretários de Estado do Ministério das Finanças: Luís Morais Sarmento, secretário de Estado do Orçamento, Manuel Rodrigues, secretário de Estado das Finanças, Paulo Núncio, dos Assuntos Fiscais, e Hélder Rosalino, da Administração Pública.

Ainda esta manhã, Maria Luís Albuquerque garantiu que o anterior secretário de Estado não a tinha informado sobre os contratos swap das empresas públicas. "Na pasta de transição entre mim e o anterior secretário de Estado, Carlos Costa Pina, nada consta”, disse a governante.

A questão colocou-se uma vez que o ex-ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, disse este fim-de-semana que tinha informado o actual ministro da Finanças, Vítor Gaspar, na sequência de declarações da secretária de estado na comissão de inquérito no parlamento, em que Maria Luís Albuquerque assegurava que o anterior governo não tinha informado o actual sobre o dossier.

*Título com alteração PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana