segunda-feira, 1 de julho de 2013

Portugal: Vítor Gaspar sai e queixa-se de falta de coesão do Governo – carta de demissão





Ministro das Finanças demissionário quis sair do Governo em Outubro, depois da contestação à TSU. Após o chumbo do Tribunal Constitucional e terminado o sétimo exame da troika, a saída tornou-se inadiável, assume.

Na carta de demissão enviada nesta segunda-feira ao primeiro-ministro, Vítor Gaspar queixa-se da falta de coesão da equipa governativa e avisa Pedro Passos Coelho: “Os riscos e desafios dos próximos tempos são enormes. Exigem a coesão do Governo”.

Gaspar pediu a demissão nesta segunda-feira e vai ser substituído por Maria Luís Albuquerque, até agora secretária de Estado do Tesouro e seu braço-direito na estratégia de regresso de Portugal aos mercados de dívida, uma das bandeiras que Gaspar traçou como suas para o cumprimento das condições do resgate financeiro internacional.

A saída de Gaspar, ao fim de dois anos marcados pela aplicação do programa de ajustamento sobretudo pelo lado da receita, acontece numa altura em que o Governo imprime no seu discurso a necessidade de conciliar a estratégia da austeridade com medidas que promovam o crescimento da economia. Isso mesmo foi vincado pelo próprio ministro das Finanças, quando, em Maio, afirmou que, depois do ajustamento, chegará “o momento do investimento”.

Vítor Gaspar, que traçou como uma das suas principais bandeiras o regresso de Portugal aos mercados de dívida pública, sai a meses de o Tesouro testar em Setembro a retoma do financiamento de longo prazo.


*Título alterado por PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana