quarta-feira, 17 de julho de 2013

Portugal - Manuel Alegre: "SEGURO PROMETEU-ME QUE O PS NÃO FAZIA CEDÊNCIAS”



Pedro Rainho – Jornal i

Histórico socialista quer entendimentos à esquerda e acusa PCP de se enganar no adversário

António José Seguro "não vai fazer cedências" aos partidos da maioria nas negociações em curso para tentar alcançar um "compromisso de salvação nacional", exigido pelo Presidente da República. Manuel Alegre, que "veria sempre melhor um entendimento à esquerda", diz ter recebido essa garantia do líder socialista. "Estou convencido - e tenho a palavra do secretário-geral - de que o PS não vai fazer nenhuma cedência" ao PSD e ao CDS para cumprir as exigências de Cavaco Silva, refere o histórico socialista ao i.

Alegre diz confiar "na palavra e na honestidade" de Seguro e acredita que o PS irá manter-se fiel aos princípios que tem defendido: convocação imediata de eleições, renegociação do Memorando, mais atenção ao emprego e crescimento económico.

Após três encontros com a maioria, o PS reuniu ontem com uma delegação do BE, a convite dos bloquistas, com vista a discutir e aprovar as "bases programáticas de um governo de esquerda". Algo que Alegre vê como um "acto positivo", porque "é bom que [o PS] dialogue à sua esquerda".

Mas o diálogo nasce coxo. O PCP recusou ontem sentar-se à mesa com o PS, depois de já ter criticado os socialistas por terem entrado na ronda de negociações com a maioria. "O PCP engana-se no adversário e continua a fazer do PS o adversário principal", lamentou Manuel Alegre. "Espero que da parte do PS não se cometa um erro semelhante. Eu sou um homem de esquerda, veria sempre melhor um entendimento à esquerda."

Alegre admite, porém, que "esses entendimentos neste momento são difíceis", mas realça que existe "uma atitude muito mais construtiva da parte do Bloco de Esquerda".

1 comentário:

Anónimo disse...


"GATO ESCALDADO TEM MEDO DE ÁGUA QUENTE"!

Este poeta sente-se em "segurança" quando depois da ida à reunião Bilderberg, Seguro se senta com os parceiros "à direita" da "troika" portuguesa.

O PCP fez bem: "gato escaldado tem medo de água quente"!


Mais lidas da semana