sábado, 20 de julho de 2013

Portugal: PRESIDENTE DA REPÚBLICA FAZ COMUNICAÇÃO AO PAÍS NO DOMINGO



RTP - Lusa

O Presidente da República, Cavaco Silva, vai fazer no domingo uma comunicação ao País, pelas 20:30, disse à Lusa fonte da Presidência da República.

A declaração do Presidente da República é muito aguardada depois do anúncio feito sexta-feira à noite pelo secretário-geral do PS, António José Seguro, dando conta do fim das negociações, sem acordo, entre os três partidos para um "compromisso de salvação nacional". 

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, cancelou a sua participação hoje, no 39. aniversário da Juventude Social-democrata (JSD), no Vimeiro, através de comunicação do partido, sem explicações. 

Na sede do CDS-PP, no Largo do Caldas, vai ser feita uma declaração de um dirigente do partido, hoje, pelas 20:15, disse à Lusa fonte do CDS/PP. Pelas 17:45, os dirigentes do partido entravam para os trabalhos da comissão política nacional, marcada para as 17:30, para "analisar o processo de diálogo entre PSD, PS e CDS". 

O secretário-geral do PS, António José Seguro, acusou sexta-feira à noite o PSD e o CDS de terem "inviabilizado" o acordo de "salvação nacional" proposto pelo Presidente da República. 

"O PSD e o CDS inviabilizaram um 'compromisso de salvação nacional'. Este processo demonstrou que estamos perante duas visões distintas e alternativas para o nosso país: Manter a direção para que aqueles que, como o PSD e o CDS, entendem que está tudo bem; ou dar um novo rumo a Portugal para aqueles que, como nós, consideram que portugueses não aguentam mais sacrifícios e que esta política não está a dar os resultados pretendidos", justificou o secretário-geral do PS. 

Já hoje, o PSD, pela voz do primeiro vice-presidente e coordenador da direção nacional social-democrata, Jorge Moreira da Silva, numa declaração aos jornalistas, na sede do seu partido, em Lisboa, sugeriu que foi o "irrealismo" do PS que impediu o acordo de médio prazo proposto pelo Presidente da República, manifestando-se "de consciência absolutamente tranquila", quanto ao seu empenho neste processo. 

"Estávamos disponíveis para fazer concessões políticas ao PS, para a conclusão dessa assistência económica e financeira e para um quadro de sustentabilidade financeira, económica de longo prazo, mas isso pressupunha do PS uma posição realista e não, pelo contrário, uma abordagem que, pelo irrealismo, nos faria prolongar a ajuda externa durante mais anos", afirmou. 

Por sua vez, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, responsabilizou o Presidente da República pelo "arrastamento" da crise política para "salvar" um Governo "ilegítimo", reiterou a necessidade de eleições antecipadas e voltou a incitar o PS a abraçar uma "política de esquerda". 

"Após uma intervenção que só acrescentou crise à crise, o Presidente assume, mais do que antes, a inteira responsabilidade de todas as consequências do prosseguimento da ação do Governo e do rumo para o abismo económico e social", afirmou Jerónimo de Sousa, na sede comunista, em Lisboa. 

A crise política arrasta-se há duas semanas, depois das demissões do ministro das Finanças, Vítor Gaspar, a 01 de julho, e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, no dia seguinte. 

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, não aceitou a demissão de Portas -- que justificou o pedido por ser contra a escolha de Maria Luís Albuquerque para substituir Gaspar -- e a maioria PSD/CDS-PP apresentou ao Presidente da República e publicamente a 06 de julho um compromisso até ao final da legislatura, que passaria, nomeadamente, por uma remodelação com Paulo Portas a vice primeiro-ministro. 

A 10 de julho, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, fez uma comunicação ao país onde não se referiu à solução que lhe foi proposta pela maioria e na qual propôs um 'compromisso de salvação nacional' entre PSD, PS e CDS, que inclui eleições a partir de junho de 2014. 

Na sequência desta proposta, os três partidos iniciaram as conversações no passado domingo, que culminaram no anúncio de sexta-feira, por António José Seguro, de que não houve acordo. 

Foto: Rafael Marchante, Reuters

Sem comentários:

Mais lidas da semana