terça-feira, 13 de agosto de 2013

Angola quer replicar "quanto antes" agilização de fronteiras existentes em Portugal

 

SK – PJA - Lusa
 
O ministro do Interior angolano afirmou hoje, em Lisboa, que Luanda "tudo fará" para implementar quanto antes os procedimentos necessários para que os portugueses também possam usufruir, em Angola, do novo sistema que agiliza o controlo nas fronteiras.
 
"Faremos tudo para corresponder às expectativas hoje criadas", afirmou aos jornalistas Ângelo de Barros Veiga Tavares, durante uma visita conjunta com o homólogo português, Miguel Macedo, à área internacional do Aeroporto de Lisboa, onde inauguraram um sistema de agilização de procedimento de controlo de fronteira entre Portugal e Angola.
 
O projeto-piloto, hoje inaugurado pelos ministros, está a ser desenvolvido entre o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e o Serviço de Migração e Estrangeiros de Angola, com o objetivo de "facilitar a circulação de cidadãos portugueses em Angola e angolanos em Portugal, em condições de segurança para os dois Estados", segundo o Ministério de Administração Interna (MAI).
 
O sistema, que inclui procedimentos técnicos mais rápidos para autorizar a circulação de passageiros, já funciona no aeroporto da Portela, em Lisboa, e será brevemente implementado também no aeroporto Sá Carneiro, no Porto.
 
No aeroporto internacional de Luanda, que ainda se encontra em obras, esse novo sistema será implementado o "quanto antes" para que "os cidadãos portugueses que entrem e saiam de Angola também possam usufruir das mesmas condições" que já existem em Portugal para os nacionais de ambos os países, vincou Ângelo de Barros Veiga Tavares.
 
O acordo que estabelece o Mecanismo de Agilização de Procedimentos de controlo de fronteira entre os dois países foi assinado hoje pelo diretor português do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Manuel Jarmela Palos, e o diretor angolano do Serviço de Migração e Estrangeiros e Fronteiras, Luis Gouveia.
 
Durante a visita, que foi precedida por uma reunião de trabalho, os governantes destacaram a "rapidez" e o "forte empenho" na concretização deste "ambicioso projeto" e adiantaram que o objetivo passa por, num futuro próximo, implementar esse tipo de sistema noutros países do bloco lusófono, sem, contudo, adiantar mais pormenores.
 
Depois de uma declaração conjunta, os governantes dirigiram-se à Loja do Passaporte do SEF, onde o ministro do Interior de Angola fez o pré-registo, uma obrigatoriedade para todos os cidadãos que queiram utilizar as ‘boxes’ de controlo automáticas de passageiros (RAPID) e beneficiar de uma das vertentes que este novo sistema de agilização de procedimento de controlo de fronteira permite.
 
Já na área internacional, Ângelo de Barros Veiga Tavares, munido do seu, passaporte testou o novo sistema, simulando a sua partida para Angola.
 
O governante angolano escusou-se a falar a comunicação social à margem da iniciativa.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana