domingo, 18 de agosto de 2013

Cine Carta Maior: "Habanastation" discute Cuba pós-Fidel, mas fala também ao Brasil

 

 
"Habanastation" trata de abismos que dizem respeito não apenas a Cuba pós-Fidel, focando as distâncias sociais que separam a classe média e a pobreza. O tema não é estranho ao cinema brasileiro, mas pulsa sua renovada atualidade numa quadra em que não apenas em Cuba, mas também no Brasil, a exemplo do que ocorre em outros países em desenvolvimento, a classe média se amplia e se descola de seu meio para adotar o consumo como pátria exclusiva.
 
Saul Leblon – Carta Maior
 
São Paulo - Habanastation, do cubano Ian Padrón, parece um filme ingênuo, à primeira vista. Mas trata de abismos. E eles dizem respeito não apenas a Cuba pós-Fidel, que busca modernizar-se sem perder a ternura. Habanastation foca as distâncias sociais que separam a classe média e a pobreza.

O tema não é estranho ao cinema brasileiro, mas pulsa sua renovada atualidade numa quadra em que não apenas em Cuba, mas também no Brasil, a exemplo do que ocorre em vários outros países em desenvolvimento, a classe média se amplia e se descola de seu meio para adotar o consumo como pátria exclusiva e particular. O que pode superar essa fenda que não cessa de crescer?

Carlo e Mayito vivem nas margens opostas da trinca – o primeiro mora com a avó em uma periferia brava de Havana, enquanto o segundo navega nas delícias do consumo, incluindo-se um Playstation presenteado pelo pai, músico profissional , cujas excursões ao exterior conectam a família a um padrão ascendente de conforto indisponível à maioria ao seu redor.

Os destinos dos dois garotos só vão se cruzar, realmente, quando o ocaso leva Mayito a passar um simbólico 1º de Maio na Havana velha e miserável onde vive o colega. A metáfora parece pronta para uma sessão da tarde com pipoca e guaraná. Mas só na aparência. A disjuntiva que se coloca a partir daí envolve desafios para os quais nem Cuba, nem o Brasil ainda tem respostas: o que é o desenvolvimento, afinal, um acumulo de mercadorias, temperadas com hábitos cada vez mais egoístas, ou a consolidação de valores que sustentam a convivência compartilhada, mesmo quando ainda persistem as diferenças sociais?

Habanastation sugere que a solidariedade pode emergir mais forte que a sedução das bugigangas eletrônicas se o apartheid da convivência social for vencido. Por onde começar, do ponto de vista de políticas públicas? Bem, Carlos e Mayito não são totalmente estranhos um ao outro. Por uma razão preciosa indisponível entre nós: em Cuba, pobres e ricos, classe média e favelados, ainda frequentam a mesma escola. Boa sessão.
 
Integrado na secção Cinema à Séria do PG


Sem comentários:

Mais lidas da semana