sexta-feira, 2 de agosto de 2013

MAIS DE 75% DOS ESTRANGEIROS EM ANGOLA TÊM A COBERTURA DE INDIVÍDUOS DO EXECUTIVO



Helder Abel Saquele - Revelangola

A situação da entrada ilegal de estrangeiros é uma situação que não se pode contornar por estar por de traz deste fenómeno lucros em avultadas somas de dinheiro como solução de fazer entrar ou permanecer o estrangeiro no país.

Os estrangeiros tornaram-se numa fonte de receitas por indivíduos com responsabilidade no país que fazem das suas, defendendo estabelecimentos comerciais dos mesmos em troca de valores monetários. Homens com responsabilidade no país muitos deles controlam mais de vinte (20) cantinas ou grandes estabelecimentos comerciais que os facilita no fim do mês conseguirem receber mais de U$D30.000 como recompensa.

Numa ronda efectuada por este portal de notícias constatou-se que mais de 75% de estrangeiros africanos e de outros continentes residentes em Angola têm a cobertura de altas figuras do país que os protegem e facilitam aquisição dos cartões de residentes com o estatuto de refugiados. Por todos estabelecimentos visitados pela nossa reportagem são protegidos por oficiais superiores da polícia nacional, elementos ligados ao aparelho de estado e indivíduos dos serviços secretos.

O mais admirável é a forma como os estrangeiros recebem os jornalistas que procuram saber como entraram no país a sua estadia e os mesmos com arrogância apontam nomes de indivíduos que os protegem ou que os facilitaram adquirir os cartões de residentes. Mas muitos dos mesmos estabelecimentos são propriedade destes indivíduos com responsabilidade no país e que fazem alugar nos homens dos negócios e dando a cobertura para estadia no país.

Fiscais e indivíduos afectos a policia económica que procuram aplicar alguns mecanismos para conseguir apanhar um troco para o bolso muitas vezes são mal sucedidos porque encontram o dono da residência ligada com a cantina que o Mamadú alugou e este com as suas patentes nos ombros dirige palavras abusivas em defesa do estrangeiro e do seu dinheiro que recebe após seis (6) meses.

Tal caso aconteceu no município de Viana onde fiscais entraram numa cantina para pedir os documentos do cidadão estrangeiro e surpreendidos por um oficial superior da polícia nacional que os expulsou do interior do da cantina chamou os homens da fiscalização de desgraçados. Os fiscais depois de expulsos disseram ser muito difícil fazer a fiscalização nos estabelecimentos dos estrangeiros porque varias vezes encontram o homem que arrendou ou encontra documentos forjados e com assinatura de alta individualidade no país.

Este facto que tem vindo a provocar muita arrogância aos cidadãos estrangeiros tem sido reprovado pela sociedade porque muitas vezes os fiscais quando chegam junto do estabelecimento comercial, o estrangeiros só diz vai para casa a busca dos documentos manda esperar e quando menos se esperava volta na sua motorizada rebocado com o filho do chefe caso o mesmo tenha ido ao trabalho deixando o fiscal apavorado sem cumprir com a sua missão.

Os fiscais que procuraram desabafar neste portal dizem não saberem como trabalharem e pedem ao chefe do executivo a pôr fim este mal caso não consiga que deixe de existir os serviços de fiscalização e a polícia económica porque não conseguem cumprir o seu papel por causa de interferências. Disseram.

Sem comentários:

Mais lidas da semana