quarta-feira, 7 de agosto de 2013

PAÍSES DEVEM RESPEITAR TRATADOS QUE PROTEGEM OS ÍNDIOS - ONU

 

Notícias ao Minuto - Lusa
 
A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navy Pillay, apelou hoje aos países que aumentem os seus esforços para respeitarem os tratados que protegem os povos indígenas, que comemoram o seu dia internacional na sexta-feira.
 
"A mensagem para este Dia Internacional dos Povos Indígenas é que se deve redobrar os esforços para construir uma colaboração entre os Estados e os povos indígenas que esteja baseada na confiança, no respeito mútuo, no direito e na afirmação da cultura e costumes dos aborígenes", disse a comissária da ONU, num comunicado.
 
O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi instituído pela ONU em 1995 e é celebrado a 09 de agosto.
 
A comissária disse que é preciso respeitar todos os tratados, incluindo os já assinados há mais de um século.
 
"Estes (tratados) continuam a ser a pedra angular da proteção da identidade, da terra e dos costumes destes povos", declarou a comissária da ONU.
 
Navy Pillay recordou que estes tratados muitas vezes permitem colocar fim a períodos de conflito, exploração e expropriação, pedindo aos governos para honrá-los e respeitá-los.
 
"No entanto, em inúmeras ocasiões, as comunidades indígenas se veem obrigadas a recorrer aos tribunais para forçar os Estados a cumprirem as suas promessas", acrescentou.
 
Navy Pillay assegurou que o facto de a exploração e a expropriação contra os indígenas continuarem a acontecer nos dias de hoje "sublinha a necessidade de trabalhar mais para proteger os direitos de cerca de 370 milhões de índios no mundo".
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana