quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PR MOÇAMBICANO CONSIDERA CLIMA DE INSEGURANÇA RESULTADO DE “AGITAÇÃO”

 

PMA - MLL  - Lusa
 
O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, disse hoje que a insegurança que se vive na província de Maputo, sul de Moçambique, resulta de "agitação e não da onda de criminalidade", apelando à população para se manter serena.
 
Os subúrbios das cidades de Maputo e da Matola, na província de Maputo, registam uma notória situação de perturbação da ordem, provocada por relatos de assaltos a residências, violação e episódios de queimaduras provocadas por ferros de engomar, alegadamente usados pelos autores dos ataques.
 
Aterrorizada pelo clima de insegurança, a população das duas cidades tem feito patrulhamentos, que resultaram em linchamentos, dos quais morreram seis pessoas, incluindo um conhecido artista plástico moçambicano, confundido com membro de um gangue.
 
Interrogado sobre a turbulência nas duas cidades, numa conferência de imprensa na província de Tete, centro do país, o Presidente moçambicano considerou que a situação resulta de uma onda de agitação e não do recrudescimento da criminalidade.
 
"Houve, de facto, casos recentes de crimes violentos que foram aproveitados por alguns indivíduos para ampliar e multiplicar o seu efeito. Mas não podemos concluir que é uma onda de criminalidade, mas sim de agitação", afirmou Armando Guebuza.
 
O chefe do Estado moçambicano assinalou que as comunidades de Maputo e da Matola devem colaborar com a polícia na promoção da segurança e ordem pública, mantendo-se vigilantes à ação de quadrilhas de assaltantes.
 
Muitos analistas atribuem o aparente agravamento do crime e o pânico da população à ausência de ações de policiamento de proximidade, principalmente nas áreas suburbanas das duas cidades.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana