sábado, 14 de setembro de 2013

PEDRO PIRES ACUSA MILITARES DA GUINÉ-BISSAU DE “TIRANIA E DELINQUÊNCIA”

 


José Pedro Castanheira - Expresso
 
O ex-Presidente de Cabo Verde era, há 40 anos, um dos principais comandantes militares do PAIGC, em nome dos quais falou na proclamação da independência da Guiné-Bissau.

Volvidos 40 anos sobre a proclamação da independência da Guiné Bissau, as suas Forças Armadas transfiguraram-se "em instrumento de tirania e de delinquência". A acusação é feita pelo ex-Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, que lutou de armas na mão pela independência da Guiné.

Pedro Pires, de 79 anos é um dos mais respeitados dirigentes dos movimentos de libertação, fala com a autoridade reforçada de quem representou as Forças Armadas Revolucionárias do Povo (FARP) na cerimónia de proclamação da independência da Guiné-Bissau, no dia 24 de Setembro de 1973.
 
Numa entrevista concedida ao Expresso a propósito dos 40 anos da independência da Guiné-Bissau, Pedro Pires entende que o "objetivo principal" do PAIGC foi alcançado: "as independências das colónias da Guiné-Bissau e de Cabo Verde". Reconhece, no entanto, que "a segunda parte" do projeto - a unidade daqueles dois territórios - "fracassou". Sem nunca mencionar nomes, diz que a segunda dimensão do projeto do PAIGC e do seu líder, Amílcar Cabral, "foi interrompido pelo golpe de Estado que teve lugar na Guiné". Pedro Pires alude ao golpe militar de 14 de Novembro de 1980, em que o Presidente da República Luís Cabral (meio irmão de Amílcar) foi deposto por "Nino" Vieira, que assumiu então a chefia do Estado.
 
O assassinato de Amílcar Cabral e o rapto de Aristides Pereira

Para o antigo primeiro-ministro e Presidente da República de Cabo Verde, que foi um dos principais comandantes da guerrilha do PAIGC na Guiné, "não seria objetivo nem razoável pretender atribuir responsabilidades unicamente a Amílcar Cabral. O insucesso foi, em grande medida, da responsabilidade dos seus sucessores que não souberam construir as condições subjetivas e os mecanismos políticos para a viabilização do projeto".

O projeto de unidade entre a Guiné e Cabo Verde terá começado a ser posto em causa aquando do assassinato do próprio Amílcar Cabral, em Janeiro de 1973. Baleado por um dos seus guarda-costas, a morte do fundador do PAIGC acentuou a enorme tensão existente entre guineenses e cabo-verdianos. "Estou em crer que o assassinato do Amílcar" e o simultâneo "rapto e tortura do Aristides Pereira enfraqueceram, em boa medida, a confiança necessária" entre os dirigentes e militantes do partido.
 
Recusando-se a especular "sobre como faria Amílcar Cabral para garantir a realização do projeto unitário", prefere manifestar uma outra "inquietação", não tanto sobre o passado, mas sobre o presente: "Como foi possível a transfiguração das valorosas FARP em instrumento de tirania e de delinquência?"
 
EUA querem capturar o general António Injai
 
Como se sabe, as Forças Armadas da Guiné têm estado no centro da vida política e económica do país, promovendo sucessivos golpes de Estado pelo menos desde Maio de 1999, quando uma Junta Militar liderada pelo brigadeiro Ansumane Mané tentou depor o Presidente da República, Nino Vieira. Ansumane e Nino foram dois dos muitos militares que, desde então, foram assassinados pelos seus camaradas de armas, quase sempre em circunstância de extrema violência.
 
O atual poder em Bissau resultou de mais um desses golpes de Estado, consumado a 12 de Abril do ano passado. Um dos homens mais poderosos do país, o almirante Bubo Na Tchuto, foi detido em Abril passado em águas internacionais por forças da Agência Antidroga dos EUA (DEA), aguardando-se o início do seu julgamento. Os EUA estão mesmo decididos a capturar o atual Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, general António Injai, considerado o homem-forte do país. Injai é suspeito, tal como o seu camarada da Marinha, Na Tchuto, de tráfico de droga e de armas.

Leia mais em Expresso
 

6 comentários:

Anónimo disse...

BOA NOITE, COM MUITO RESPEITO AQUI SO TENHO A DIZER MUITO OBRIGADO A SUA EXELENCIA PEDRO PIRES TUDO FOI RESUMIDO ESPERO QUE O RAMOS HORTA VAI FAZENDO UM POUCO DE LEITURA NESTAS PRECIOSAS LINHAS DA REALIDADE GUINEENSE EU ESI QUE DAQUI A ALGUNS MINUTOS AQUELES ANARQUISTAS DITADORES VAO REAGIR DESTA INTERVENCAO PORQUE A VERDADE MAGOA OS AUTORES DESTA BARBARIEDADE AO POVO. AJUDE-NOS QUE O RAMOS HORTA SAISSE DA GUINE ELE NAO ESTA PARA NOS AJUDAR. MUITO OBRIGADO TE DESEJO UMA LONGA VIDA E BEM SAUDAVEL

Anónimo disse...

GRANDE HOMEM DE VERDADE SEM COMPLEXO MUITO OBRIGADO POR TUDO, UMA BOA CONTINUAçAO QUE DEUS TE PROTEGE.

Anónimo disse...

BOA TARDE MEU GRANDE SENHOR EU JA SABIA QUE O SENHOR PRIMEIRO MINISTRO DA GUINE BISSAU CHAMADO DABA NA WALDA PARECE QUE ESTA PREPARANDO UM CONTRA ATAQUE CONTRA O SENHOR COMANDANTE PEDRO PIRES, TUDO O QUE VAI DIZENDO NAO VALE APENAS RESPONDE-LO SAO IGNORANTES E NAO DEIXE CAIR NAS POLEMICAS. ELE PARECE SER BEM INSTRUIDO DE TODOS, MAS E O PIOR DE TODOS OS DITADORES DO MUNDO

Anónimo disse...

o porta disparate primeiro ministro da guiné bissau DABA NA WALNA reagiu as declaraçoes do comandante Pedro Pires acho que nao vale apenas responde lo alias respondeo mas em silencio assim ficara mais chocado. Muito obrigado senhor comandante que deus te protege uma longa vida e uma boa saude

Anónimo disse...

O CHEFE DITADOR JA RECEBEU MUITAS RESPOTAS E ESPERO QUE SERA RAPTADO AO MESMO TEMPO COM O GENERAL PRESIDENTE ANTONIO INDJAI ( O CHEFE DITADOR SABEMOS QUE FOI ELE O PRIMEIRO MINISTRO DA GUINE BSSAU) abaixo a ditadura militar abaixo Daba na Walna viva o povo da guiné viva o senhor comandante Pedro Pires abaixo o governo de transiçao todos os palhaços fora da guiné

Anónimo disse...

OH SENHOR COMANDANTE EU TAMBEM SOU DA GUINE MAS ESSE PATETAO EGOISTA FOI ELE MESMO QUE NOA SABE O TEM A DIZER OS GUINEENSES ESSE BURRO ALFABETIZADO NAO PODE ENGANAR NINGUEM MAS NINGUEM A NAO SER AQUELES QUE PRATICAM A MESMA TIRANIA COM ELE EU PERGUNTO. PARA TER UM PATENTE DO BRIGADEIRO GENERAL E PRECISO TER UM MERITO APROVANDO O QUE TEM FEITO DE BOM PARA O PAIS NAO é? FORAM PROMOVIDOS SOMENTE POR CRIMES COMETIDOS POR ELES MESMO O PAIS ESTA DESORGAZADO MAS POR QUEM? O SENHOR MINISTRO DOS DOS NEGOCIOS DELFIM DA SILVA DEVE FAZER MUITO CUIDADO PORQUE NO DISCURSO DO GENERAL PRESIDENTE QUE TIVESSE UM GRANDE ODIO PARA AS PESSOAS QUE TEM COR CLARA O SENHOR DELFIM DEVE REOUVIR DE NOVO ESSE DISCURSO E SABER O QUE é BOM PARA ELE. AINDA NAO SABEMOS QUEM SERA A PROXIMA VITIMA COM A CATANA JA PREPARADA O GENERAL PRESIDENTE VAI FAZER ALGO DE PERIGO ANTES DE SER CAPTURADO PELOS AMERICANOS. VIVA O SENHOR COMANDANTE PEDRO PIRES VIVA A GUINE BISSAU VIVA O POVO MARTERIZADO E HUMILIADO ABAIXO O SENHOR PRIMEIRO MINISTRO DABA NA WALNA ABAIXO OPORTONISTAS. MUITO OBRIGADO O SENHOR COMANDANTE QUE DEUS TE ABENçOE

Mais lidas da semana