segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Angola: Secretário executivo da CPLP efectua primeira visita de trabalho ao país

 

Angola Press
 
O secretário executivo da CPLP, Murade Issac Miguigy Murargy, chegou na manhã de hoje (domingo) a capital angolana, Luanda, a fim de efectuar a sua primeira visita oficial e de trabalho ao país, desde que foi eleito para o cargo, na Cimeira de Maputo (Moçambique), em 2012.
 
O actual responsável executivo da organização, em declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, informou que a sua deslocação a Luanda visa conhecer a realidade do momento, assim como agradecer Angola e ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, em particular, pelo apoio prestado para a sua eleição ao referido posto.
 
Segundo o entrevistado, a missão, faz ainda parte de uma série de visitas que está a realizar aos Estados da CPLP, que o levou já a Timor-Leste, Cabo Verde, agora Angola, seguindo-se a República de São Tomé e Príncipe, onde se vai deslocar depois de deixar a cidade de Luanda, na quinta-feira, pondo assim fim a sua primeira visita oficial de cinco dias em terras angolanas.
 
Em Luanda, o diplomata moçambicano vai reunir-se com alguns membros do executivo nacional, entre os quais, os ministros das Relações Exteriores, Georges Chikoti, da Agricultura, Afonso Pedro Canga, do Comércio, Rosa Pacavira, e com o presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), deputado Fernando da Piedade Dias dos Santos.
 
Na audiência com o ministro das Relações Exteriores, disse, as partes vão abordar assuntos e temas que suportam a agenda da Comunidade, entre os quais as questões políticas, de cooperação, a II Conferência de Língua Portuguesa, os casos da Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, assim como aspectos ligados as reformas que estão a ser levadas a cabo na CPLP.
 
Durante a missão, Murade Murargy vai orientar uma palestra dirigida aos alunos da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto, visitará algumas infra-estruturas e locais turísticos e históricos da capital angolana, assim como presidirá uma reunião com os embaixadores dos Estados da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), acreditados em Angola.
 
O secretário executivo, o moçambicano Murade Murargy, que chegou ao país para visita de trabalho de cinco dias, desembarcou no aeroporto de Luanda na companhia do chefe da Missão de Angola junto da CPLP, embaixador Júlio Hélder Moura Lucas.
 
Integram a Comunidade lusófona, com sede em Lisboa (Portugal), Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Brasil, Portugal e Timor Leste, e Guiné-equatorial, como membro observador.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana