segunda-feira, 21 de outubro de 2013

EXÉRCITO MOÇAMBICANO CERCOU AFONSO DHLAKAMA NA SUA BASE - TV

 


O líder da Resistência Nacional de Moçambique (Renamo), principal partido da oposição moçambicana, Afonso Dhlakama, está cercado na sua base em Sadjundjira, centro do país, pelo exército moçambicano, refere o canal privado STV.
 
A emissora mostrou carros de combate equipados com canhões e blindados transportando soldados das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), estacionados nos principais acessos à base, onde Afonso Dhlakama se reinstalou em outubro do ano passado, em protesto contra a alegada ditadura da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder.
 
Segundo o canal, os homens armados da Renamo, que até quinta-feira guarneciam um perímetro de até 30 quilómetros ao redor da base, fugiram e juntaram-se ao líder do movimento.
 
As FADM montaram três postos de controlo em Sadjundjira, revistando todas as pessoas que entram e saem da base e ordenaram a retirada da população, adianta a STV.
 
O canal aponta que os militares que cercam a base de Afonso Dhlakama têm ordens para atacar o local, caso os homens da Renamo ataquem as FADM.
 
O cerco da base onde vive o líder do principal partido da oposição sinaliza uma escalada na tensão político-militar em Moçambique, a mais grave desde a assinatura do Acordo Geral de Paz (AGP), em 1992, que pôs termo a 16 anos de guerra civil, opondo a antiga guerrilha da Renamo e o Governo da Frelimo.
 
A atual crise foi originada pela recusa da Renamo em participar nas eleições autárquicas de 20 de novembro, em boicote à não inclusão do princípio da paridade na composição dos órgãos eleitorais, aos quais acusa de favorecerem a Frelimo.
 
PMA // MLL - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana