sábado, 16 de novembro de 2013

Brasil: “MENSALÃO” DÁ PRISÃO. EX-MINISTRO JOSÉ DIRCEU ENTREGOU-SE À POLÍCIA

 


Justiça brasileira emite ordens de prisão contra arguidos do "mensalão"
 
O Supremo Tribunal Federal brasileiro emitiu ordens de prisão para 12 arguidos do escândalo de corrupção "Mensalão", entre eles o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores José Genoino.
 
Os mandados foram entregues à Polícia Federal por volta das 16:00 horas locais (19:00 horas de Lisboa) e a expectativa é de que sejam cumpridos ainda hoje.
 
O ex-presidente do PT José Genoino, que havia informado que se entregaria à polícia assim que o mandado fosse expedido, foi o primeiro a entregar-se, na delegacia de São Paulo, conforme imagens transmitidas pela televisão brasileira.
 
Poucas horas antes, Genoino voltou a afirmar, numa nota pública, que é inocente e que foi condenado numa "operação mediática" e num julgamento "marcado por injustiças e desrespeito às regras do Estado democrático de direito".
 
Também foram emitidas ordens de prisão para o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-publicitário Marcos Valério, considerado o "operador" de todo o esquema.
 
A lista completa dos 12 arguidos ainda não foi divulgada.
 
Ao todo, foram condenado 25 arguidos, mas parte deles ainda aguarda o julgamento de recursos e por isso ainda não foi emitida a ordem de execução das suas penas.
 
O "mensalão" foi um esquema de corrupção descoberto em 2005 e julgado entre agosto e dezembro do ano passado.
 
O esquema consistia no pagamento ilegal a deputados da oposição do governo em troca de apoio político.
 
FYRO // APN - Lusa
 
Ex-ministro brasileiro José Dirceu entrega-se para cumprir pena do "mensalão"
 
O ex-ministro brasileiro José Dirceu, condenado como o ideólogo do "mensalão", esquema de corrupção revelado durante o primeiro governo do presidente Lula da Silva, entregou-se hoje à noite na sede da Polícia Federal em São Paulo.
 
A ordem de prisão foi expedida hoje pelo Supremo Tribunal Federal brasileiro, no mesmo dia em que se celebra a Proclamação da República. O ex-braço direito de Lula da Silva foi condenado a sete anos e 11 meses de prisão por corrupção ativa e dois anos e 11 meses por formação de quadrilha (associação criminosa).
 
Dirceu ocupou o cargo de ministro da Casa Civil entre 2003 e 2005, os primeiros anos do primeiro mandato do Governo de Lula da Silva e era tido como o homem de confiança do então Presidente, tendo deixado o cargo após as primeiras denúncias sobre o esquema.
 
Outros cinco réus, de um total de 12, também já se entregam à polícia, em diferentes cidades.
 
Lusa
 
*Título PG
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana