terça-feira, 26 de novembro de 2013

Dia da Independência de Timor-Leste celebra-se na aldeia de Kraras - 28 de Novembro

 


Díli – O massacre de Kraras, no distrito de Vikeke, vai ser relembrado a nível nacional no 38.º aniversário da Independência de Timor-Leste, a 28 de Novembro, que este ano se assinala na naquela localidade.
 
A República da Indonésia invadiu e ocupou Timor-Leste em 1975, iniciando uma campanha de violência que matou 200 mil timorenses. Alguns dos episódios desta violência foram massacres registados em diversas aldeias.

Durante o verão de 1983, quase três centenas de moradores de Kraras, que ficou depois conhecida como «a aldeia das viúvas», foram mortos pelas tropas indonésias.

A força militar daquele país matou os moradores por acreditarem que estes eram a favor da independência de Timor-Leste, uma vez que no início da ocupação alguns homens daquela região fugiram para a selva, para lutarem contra a ocupação indonésia.

Um bebé e várias crianças foram também mortos pelas forças do Exército da Indonésia.

Desde a independência total em 2002, o Governo celebra anualmente o Dia da Proclamação, em Díli, a 28 de Novembro. Este ano, as autoridades timorenses decidiram realizar a celebração em Kraras, para que todos os cidadãos possam também reflectir sobre o passado, para que seja construída a unidade nacional do interesse do desenvolvimento.

O secretário de Estado português dos Negócios Estrangeiros está em Timor-Leste para participar nas celebrações.

O vice-Primeiro-ministro timorense, Fernando Lasama de Araujo, disse que o massacre de Kraras poderá ser uma reflexão para as pessoas avançarem. O vice-Primeiro-ministro referiu que o Governo vai proteger aquela localidade, que consiste num ponto histórico do país

Fernando Lasama de Araújo disse ainda que todos os locais históricos serão considerados pelo Governo de Timor-Leste.
 
Timor Digital - (c) PNN Portuguese News Network
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana