terça-feira, 26 de novembro de 2013

NINGUÉM VENDEU ANGOLA À FAMÍLIA DE EDUARDO DOS SANTOS

 

Raul Diniz
 
Os angolanos não esperavam apenas promessas irrelevantes da parte do presidente da republica nos seus intermináveis discursos inacabáveis e destorcidos, discursos desconexos, que se afunilam em torno do buraco escuro da ignorância inoperante de um regime a muito adormecido no sono do tempo.
 
Todos sabem que JES não é nem nunca foi leal nem tão pouco foi um exemplar servidor amigo do povo. Por isso, a sua palavra sempre esteve comprometida com a mentira, ele não cumpriu em momento algum nenhuma das promessas anunciadas nas campanhas eleitorais em que fez parte!
 
O Povo Angolano é o Único Soberano
 
Todos bem sabem que JES nunca empenhou com verdade a sua palavra em momento algum! Pessoalmente não estou de acordo nem à disposição daqueles que pensam que a politica instrumento de serviço público, que deve ser feita para favorecer o povo, por isso o bom politico é aquele que faz da politica um compromisso realizável juntamente e de mãos dadas com o povo para servi-lo com decência e eficiência. Sabemos todos, que em democracia o povo é de facto e de direito o verdadeiro e único soberano dono exclusivo do poder real e com isso é merecedor de toda atenção dos servidores públicos escolhidos pelo voto popular. Não são as elites o soberano na historia de qualquer país civilizado e democrático que se preze. Temo que seja necessário e urgente exterminar definitivamente a velha politica, e sepulta-la juntamente com o verdugo chefe do regime totalitarista.
 
Angola precisa urgentemente de um novo sujeito de clarificação política
 
Precisamos adensar com urgência o debate politico com uma dinâmica diferente em toda sociedade politica, para esta entender com sensatez a necessidade de existir no país uma nova direção para subverter o estado de ignorância e de miséria que o povo e o país vivenciam nesses conturbados tempos. Acredito na importância de emergir no teatro cênico da politica nacional um novo sujeito politico ativo, que ajude o país e o povo a sair do estado do estado de estagnação que o país atravessa a todos os níveis. É importante que se estabeleça no país um novo sujeito autoral permanente dinamizador de um novo ativismo politico clarificante, que determine uma nova era em torno do eventual sujeito social renovador, que se espera seja patriótico.
 
O povo angolano é PHD em sabedoria narrativa analógica
 
Acredito que o povo angolano na sua maioria seja literariamente analfabeto, mas, desenganem-se os autônomos linguarudos da verdade expressa JESSEANA, porque o nosso amável povo é Doutorado e posso mesmo afirmar, que por incrível que pareça, o nosso povo é realmente PHD em sabedoria narrativa analógica, ele sabe o tempo, o momento, conhece os estágios atravessados pelo país até hoje, e percebe bem o momento politico do país que viu nascer a 40 anos sobre a batuta exclusiva dos dois excêntricos ditadores mortíferos que comandaram MPLA/ Partido do trabalho e mais tarde o MPLA/JES. O povo está emocionalmente incomodado com o país que tem, na verdade, para Angola sair do presente estado de letargia estacionaria que se encontra o presidente da republica precisa fazer muito mais do que discursos inviáveis cheios de inverdades insanas. O núcleo da cúpula do partido no poder tem que fazer muito mais do que as muitas desarticuladas passeatas de apoio ao ditador presidente dono do latifúndio cada vez que vomitar algum de seus deselegantes discursos horripilantes e diversionistas!
 
Temos que romper com o passado cansativo
 
Fica claro que temos todos que romper com o passado que insiste em ser o nosso presente de cada dia! O molde do país que desejamos não pode continuar a ser o sujeito velho que impera hoje, e que a todos choca pela imensidão das vastas desigualdades que transporta. O sistema velho não pode de maneira alguma prevalecer e continuar a ser o sujeito garantidor da mudança que precisamos em Angola.
 
Precisamos afugentar o fenômeno de implosão social, que se a próxima a toda velocidade.
 
Os frequentes discursos do presidente disléxico Eduardo dos Santos, trazem consigo a discórdia generalizada que afoga toda a população e os discursos serem sempre direcionados para a mesma classe, a minoria governante que não se cansa de se ouvir e se reconhece nos discursos do seu chefe de fila, essa classe tornou-se a consumidora exclusiva de toda riqueza conseguida nos quarenta anos da Dipanda conduzida de modo desastroso por Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos Todos juntos e de mãos dadas, temos de evitar a anunciada implosão social que caminha vertiginosamente em todas as dimensões da estrutura social do país! Não existe mais tempo para procurar os culpados dessa terrível situação, temos que nos organizar para vencermos a morte que se aproxima em todas as direções.
 
A verdade nunca foi exclusividade de nenhum dos Presidentes Angola
 
Entendemos todos que a verdade sintetiza e movimenta com seriedade a verdadeira politica ativa, pois, sabemos todos, que a mentira é sempre aflorada inquisidoramente em qualquer momento por nada representar em termos de realização construtiva. A verdade que o regime tenta fazer passar, nunca foi monopólio de homem algum, e muito menos o é do regime angolano, cujas bases estão assentes na mentira compulsiva e retrógrada. Quem tem tido a coragem de ler os meus textos, apesar de serem sempre acompanhados de falhas na construção das frases pouco sintetizadas, cheias de erros estruturais, ortográficos e de síntese, ainda assim, não poderão futuramente acusar-me de me ter-me recusado em denunciar com frequência o verdadeiro responsável do momento de crise politica e institucional que Angola atravessa.
 
O povo não quer um casamento com JES, nem com outra qualquer pessoa individual.
 
A ação demonstrativa dos meus escritos tem-me levado a mostrar outros viáveis caminhos passiveis de mudança, Quanto as frequentes denuncias na busca da identificação do verdadeiro culpado da situação perigosa que vivenciamos não se resume apenas a encontra-lo, mas a demonstrar igualmente que o povo não quer nem deseja oficializar um casamento politico com Eduardo dos Santos nem com o seu regime retrogrado a amaldiçoado, nem com outra qualquer personalidade individual e/ou coletiva. O povo não deseja fazer pacto nenhum de fidelidade com o MPLA e muito menos com o seu presidente vitalício. O que o povo deseja ardentemente, é fazer um acordo institucional de construção para pacificar verdadeiramente o país que todos desejamos seja igual para todos e traga as mesmas oportunidades para todos, sem que existam nele angolanos de primeira nem de segunda! Os angolanos não precisam reverenciar homem nenhum, pois já têm um Deus vivo e verdadeiro a quem se humilhar louvar, glorificar e adorar.
 
Perdoem-me os adeptos apoiantes de Eduardo dos Santos
 
Perdoem-me os apóstolos da mentira, severos apoiantes defensores da verdade de Eduardo dos Santos, mas posso afirmar sem medo nenhum de errar, que José Eduardo dos Santos não fará parte do projeto de refundação da nossa Angola futura, nem mesmo que ele passe por um processo de conversão recicladora. Tenho crido que a dor é o preço maior a pagar-se por tudo aquilo que nos é precioso na vida. Por esse motivo somos conhecedores do bem e do mal, e só não muda para fazer o bem quem não sentiu ainda a dor que o sofrimento causa a nossa integridade espiritual e física! Aprendi ainda pequenino, que ninguém mata o que ama e nem atropela o que lhe é precioso, por isso, percebo hoje, que a maldade do regime do presidente Dos Santos transporta, não lhes permite ter em conta o sofrimento do povo que diz falsamente servir, pois quem serve com amor respeita as liberdades e a vida dos cidadãos a quem serve por mandato. Os angolanos nunca foram importantes para Eduardo dos Santos nem para sua família e nem dos seus seguidores.
 
Humildemente fico por aqui
 
A politica deve ter um significado idêntico a um casamento entre duas pessoas de sexos opostos, com personalidades distintas e com pensamentos e modos de agir diferenciados, mas, no momento de crise, a esposa ou o esposo apesar das suas relevantes divergências não se excluem um ao outro, antes pelo contrario eles se complementam apoiando-se. Se JES e o MPLA respeitassem e amassem o povo, a muito estaríamos todos a viver alegres e felizes sem abusos, perseguições, raptos, prisões arbitrarias, e muito menos existiriam os frequentes assassinatos contra o desprotegido povo como vem acontecendo. Onde estão Isaías Cassule e Kamulingue? Como entender que um dito presidente que se afirma democrata permite a autoria de morticínios frequentes, autoriza a prisão de um filho nosso, o nosso menino Nito Alves, o primeiro preso politico adolescente oficialmente reconhecido pelo próprio regime! Onde foram parar as garantias e os direitos dos cidadãos defendidos pela atípica constituição promulgada por Eduardo dos Santos? Afinal, quem é, e o que deseja ainda Eduardo dos Santos dos verdadeiros filhos de Angola? Perdoem-me se falei aqui alguma mentira! E se enganei o povo com os meus dizeres, critiquem-me e/ou façam o que bem entenderem de mim, mas deixem o nosso menino angolano de ouro em paz, coloquem-no em liberdade enquanto é tempo senhores vampiros desalmados.
 
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana