domingo, 24 de novembro de 2013

Timor-Leste: XANANA NÃO COMENTA ENCONTRO DO CNRT

 

Isabel Tavares – jornal i
 
Babo quer reunião do partido para definir futuro sem Gusmão
 
O Conselho Nacional da Revolução de Timor-Leste (CNRT) vai reunir-se em data a anunciar para tomar uma posição concertada sobre a decisão do primeiro-ministro e fundador do partido, Xanana Gusmão, de abandonar o cargo até 2015.
 
A informação foi avançada à agência Lusa há cerca de duas semanas por Dionísio Babo, secretário-geral do CNRT e actual ministro da Justiça no governo de Xanana Gusmão.
 
“O Conselho Nacional do CNRT vai reunir-se em breve para tomar uma posição sobre a decisão pessoal do presidente do partido”, disse o número dois do partido fundado por Xanana em Março de 2007, antes das eleições legislativas de Junho desse ano.
 
“O primeiro-ministro é o presidente do partido mais votado, que ganhou as eleições. Respeitamos a posição de Xanana Gusmão mas, tendo em conta que Timor-Leste está nos primeiros anos de construção de Estado, achamos que ainda há questões do passado para resolver”, acrescentou o ministro, sem avançar pormenores sobre essas questões e “outros assuntos a serem ponderados” nesse encontro.
 
As palavras de Babo surgiram dois dias depois de o actual primeiro-ministro timorense ter garantido à agência de notícias portuguesa que vai abandonar o cargo que ocupa até 2015.
 
“Já é uma decisão. Vou sair até 2015 para passar, para transferir as competências e a capacidade de pensar à nova geração”, disse Gusmão no início do mês.
 
Questionado sobre a reunião anunciada por Babo, Xanana disse ao i que não tem comentários a fazer e que não sabe a que “questões do passado por resolver” é que o seu ministro da Justiça se refere. “Terá de lhe perguntar a ele”, disse o primeiro-ministro.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana