segunda-feira, 11 de novembro de 2013

TUFÃO PODE TER MORTO 10 MIL PESSOAS NAS FILIPINAS

 

Alexandre Costa - Expresso
 
Estado de emergência foi declarado na cidade de Tacloban, na ilha filipina de Leyte, devido às consequências do tufão 'Haiyan', que perdeu força entrando hoje na China como tempestade tropical.

As autoridades filipinas declararam hoje o estado de emergência na cidade de Tacloban, na ilha de Leyte, onde estimam que o tufão 'Haiyan' tenha causado mais de 10 mil mortos.
 
O tufão atingiu as Filipinas na sexta-feira, com ventos que atingiram os 279 km/h, causando um cenário de devastação no centro do país, inundando habitações, escolas e um aeroporto.
 
No total, mais de quatro milhões de pessoas foram afetadas no país. Há centenas de milhares de desalojados e muitos filipinos estão a lutar para sobreviver sem comida, abrigo ou água potável.
 
Há diversas missões de assistência humanitária a caminho das Filipinas. Inúmeras áreas continuam inacessíveis. Países e organizações de todo o mundo, incluindo os Estados Unidos, as Nações Unidas e a União Europeia, estão a mobilizar ajuda de emergência, face à escala da devastação causada pelo tufão.
 
O Pentágono está a enviar pessoal e equipamento militar para ajudar nos esforços de assistência pós-tufão, Teme-se que este possa ter sido o pior desastre natural das Filipinas.
 
O Governo de Camberra anunciou hoje, por seu turno, ajuda no valor 10 milhões de dólares australianos (sete milhões de euros), em que se inclui uma fatia de quatro milhões de dólares australianos (2,8 milhões de euros) destinada a responder ao apelo global lançado pelas Nações Unidas.
 
A Comissão Europeia e o Governo britânico anunciaram também, no domingo, que vão libertar três milhões de euros e 5,9 milhões de euros, respetivamente.
 
O secretário-geral da ONU prometeu que as agências humanitárias da organização iriam "responder rapidamente para ajudar as pessoas em necessidade".
 
Tufão a perder força
 
Depois das Filipinas, o tufão 'Haiyan' chegou já com menos força ao Vietname, onde causou a morte de pelo menos cinco pessoas. Na ilha de Taiwan causou também oito mortes.
 
Entretanto, entrou hoje na China já apenas como tempestade tropical.
 
O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, enviou as condolências aos povos e aos Governos das Filipinas e do Vietname.
 
Leia mais em Expresso
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana