quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

A ESTRATÉGIA DO FMI ESTÁ CERTA: VARIA COM OS DIAS

 

Henrique Monteiro – Expresso, opinião
 
Não me lembro de ninguém que mais vezes me tenha pedido desculpa na vida do que o FMI - exceto as minhas filhas, claro. Mas o FMI fá-lo de forma diferente. Não se limita a pedir desculpa, reconhecendo ter feito asneira. Publica um relatório ou faz declarações mais ou menos científicas nos quais se prova que aquilo que, cientificamente, havia sido provado anteriormente, afinal já não se prova.
 
Acontece que muitos economistas e estadistas diziam que o FMI não tinha razão, mostrando argumentos científicos, que o FMI refutava com científicos argumentos. O presidente Hollande, que ia enterrar a austeridade e promover o crescimento, calou-se. Letta, o italiano, também já não arrisca grande coisa. Merkel, que parecia segura de soluções semelhantes às do Fundo, já tem a crise a entrar-lhe porta adentro. Quem nunca mudou de opinião que atire a primeira pedra.
 
Não será o FMI a fazê-lo. Desta vez a sua diretora Christine Lagarde afirmou que Portugal e Grécia (e mesmo a Espanha, que só teoricamente não está sob intervenção), tiveram demasiado pouco tempo para o ajustamento. E acrescenta "Penso que o FMI não mudou de opinião". Confusos? Lagarde respondia a uma questão sobre os chamados "multiplicadores automáticos" na qual o FMI se tinha enganado, explicando a ex-ministra francesa que para o FMI "é um ponto de honra reconhecer os seus erros".
 
Dentro de algum tempo, Lagarde, ou qualquer outro big shot do FMI, dirá que, afinal, o tempo necessário de Portugal e da Grécia (quem sabe se o da Espanha) está a ser longo de mais. Ou qualquer outra coisa. A estratégia do FMI parece ter dias - e num deles há de ter razão, porque até os relógios parados têm razão duas vezes ao dia...
 
Sinceramente, se isto não fosse trágico em matéria de desemprego, miséria e mesmo fome, seria totalmente ridículo. Andam uns senhores para trás e para a frente, sempre com ar sério e grave, aos quais se opõem outros senhores com o mesmo ar sério e grave - uns defendendo a austeridade e outros o investimento - e, no fim, ficamos com a sensação que tanto sabem uns como outros - nada, ou quase!
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana