terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Portugal: SIM À COMISSÃO DE INQUÉRITO AOS ESTALEIROS DE VIANA

 


Eduardo Oliveira Silva – jornal i, opinião
 
Mesmo que não mude nada, pode ser útil e levantar algumas lebres
 
Existe a intenção de se constituir mais uma comissão de inquérito, agora a propósito do complexo dossiê dos Estaleiros de Viana do Castelo e das peripécias que os trouxeram para a mais recente (que talvez não última) solução, com o envolvimento da Martifer.

É realmente um caso estranho e de contornos surrealistas este que tem rodeado os estaleiros e soluções mais ou esdrúxulas, que se prendem com a vida de largas centenas de trabalhadores e de toda uma envolvente urbana de que são o epicentro e em certa medida o sustento.
 
Neste processo houve de tudo: um barco de milhões construído para navegação interilhas nos Açores, que, rejeitado, está encostado na Margem Sul de Lisboa, patrulhões que não se fizeram, barcos para a Venezuela que ficaram pelo caminho e mais umas quantas coisas que não vêm para o caso.

O que vem, sim, é a ideia de criar uma comissão de inquérito parlamentar para, finalmente, averiguar o que se passou e como se chegou aqui. Basicamente é o PCP que defende a ideia, até porque sabe que nunca esteve directamente envolvido na gestão dos estaleiros, ao contrário do que se passa com partidos e figuras do chamado arco da governação.

O PCP está portanto nas suas sete quintas – sobretudo se na matéria de inquérito parlamentar ficarem de fora as atitudes muitas vezes irresponsáveis e de mero boicote tomadas por comissões de trabalhadores e sindicatos que não quiseram colocar-se numa posição construtiva, como, por exemplo, sucede em Palmela, naquela que é uma das mais bem sucedidas fábricas da Volkswagen em todo o mundo.

Com tudo o que aconteceu ao longo dos anos e recentemente nos Estaleiros de Viana, fica-se mais com a sensação de que o todo o processo deveria ser tratado directamente pelo lado da justiça, em vez de se enredar pelos complexos mecanismos das comissões parlamentares.
 
Ao longo da nossa breve democracia houve comissões para tudo e mais alguma coisa que pouco ou nada esclareceram. Foi o caso das duas dezenas de comissões sobre Camarate. É agora o mesmo com a dos swap, em que a única coisa que se confirma é que o país perdeu muitos milhões sem que, objectivamente, se saiba quem foi o pai da monstruosidade. Veja-se também a comissão de inquérito às PPP e mais umas quantas que nunca tiveram efeitos esclarecedores, talvez com a honrosa excepção da comissão ao caso BPN, que permitiu conhecer algumas malfeitorias à volta do caso, o que não impediu que tivéssemos colectivamente de pagar qualquer coisa como 6 mil milhões de euros, até ver.

No tempo da outra senhora dizia-se que quem não queria averiguar nada criava uma comissão. A experiência mostra que os tempos não mudaram muito. Apesar de tudo, talvez valha a pena insistir nesse instrumento político para que certas opacidades se diluam um tanto, embora seja altamente improvável que ali se faça luz sobre algumas coisas. Quando muito podem levantar-se lebres, como se diz agora nestes tempos de caça. Venha lá então a comissão de inquérito…
 
Leia mais em jornal i
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana