segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

HIV/SIDA REGISTA AUMENTO EM DÍLI, BAUCAU E BOBONARO

 

27 de Janeiro de 2014, 17:25
 
O diretor executivo e secretário da Comissão Nacional na luta contra o HIV/SIDA (Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), Daniel Marçal, informou que o número das vítimas de HIV/SIDA, está aumentar no território timorense.

Neste momento o número das vítimas de HIV/SIDA subiu para 300 pessoas e isto foram registados nos distritos de Díli, Baucau e Bobonaro, segundo Daniel Marçal.

"Para prevenir a referida doença é preciso a participação de todas as pessoas e o interesse em se informarem. Este ano foi criado um programa através da comissão responsável pela HIV/SIDA que irá focar mais no assunto de prevenção da doença contaminada através da educação”, explica o responsável.

O mesmo salientou ainda que a doença HIV/SIDA não só é transmitida através da relação sexual, mas pode ser contaminada através da transmissão de sangue da mãe para o filho, através de objetos que foram utilizados para vacinar os pacientes.

O mesmo solicita ao Estado para cooperar com os orgãos competentes a fim de distribuir os medicamentos aos doentes contagiados com o vírus do HIV e afetados pela referida doença.

O presidente da comissão F do Parlamento Nacional, Virgilio Hornai informou que o orçamento alocado para prevenção da doença HIV/SIDA ao Ministério Solidariedade Social corresponde ao montante de 590 mil doláres.

Por isso compete aos responsáveis criarem uma política com o objetivo de proteger e combater o HIV/SIDA Timor-Leste.

SAPO TL com STL
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana