sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

PM DA AUSTRÁLIA COMPARA LUTA CONTRA A IMIGRAÇÃO ILEGAL A GUERRA

 


Sydney, Austrália, 10 jan (Lusa) - O primeiro-ministro de Austrália, Tony Abbott, classificou hoje de "guerra" a sua política contra a imigração ilegal, ao defender a ocultação de informações sobre as operações para evitar a chegada de barcos com requerentes de asilo ao país.
 
"Estamos num feroz combate com estes traficantes de pessoas", disse Tony Abbott numa entrevista ao Canal 10.
 
"E se estivéssemos em guerra, não iríamos dar informação que poderia ser útil ao inimigo pelo simples facto de haver curiosidade sobre o assunto", acrescentou o primeiro-ministro.
 
O Governo australiano foi criticado esta semana pelo seu secretismo depois de a Indonésia ter informado que a Austrália tinha intercetado e devolvido às águas indonésias uma embarcação com mais de 44 imigrantes no mês pasado.
 
O executivo australiano escusou-se a dar detalhes sobre o número de barcos recusados e devolvidos à Indonésia desde que o conservador Abbott assumiu o cargo de primeiro-ministro em setembro.
 
No mais recente relatório do Ministério da Imigração, emitido todas as sextas-feiras, não é mencionada qualquer ação da Marinha para obrigar os barcos a regressar à Indonésia, limitando-se a referir que nenhum requerente de asilo tinha chegado ao território australiano na última semana.
 
Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) de novembro, a Austrália teve pelo menos 17.000 chegadas marítimas de ilegais entre janeiro e julho de 2013.
 
Milhares de emigrantes embarcam todos os anos na Indonésia com a intenção de pedir asilo na Austrália, mas a maioria é intercetada pela guarda costeira australiana e levada para centros de detenção em países terceiros, enquanto outros naufragam e morrem.
 
FV // JCS - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana