segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Ex-deputada timorense Maria Paixão da Costa é nova embaixadora em Portugal



Díli, 24 fev (Lusa) - O chefe de Estado timorense, Taur Matan Ruak, nomeou hoje Maria Paixão da Costa, antiga deputada e vice-presidente do parlamento nacional, como nova embaixadora de Timor-Leste em Portugal, numa cerimónia que decorreu no Palácio da Presidência.

Licenciada em Ciência Política pela Universidade Nacional de Timor-Leste, Maria Paixão da Costa, 53 anos, é mãe de 10 filhos e desde a restauração da independência, até 2012, foi deputada, chegando a ocupar o cargo de vice-presidente do parlamento do país.

"Desliguei-me da política, vou entrar numa nova experiência, fazer todos os esforços para promover o meu país, estreitar os laços existentes entre os dois Estados [Timor-Leste e Portugal] e defender os interesses dos cidadãos timorenses residentes em Portugal", declarou à agência Lusa Maria Paixão da Costa.

Segundo a embaixadora, que inicia funções em Lisboa em meados de março, um dos objetivos da sua missão é captar investimento para Timor-Leste, que ainda está "numa fase de reconstrução".

"O Presidente da República recomendou a captação de investimento e chamou a atenção para a realização da cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)", disse.

Timor-Leste assume pela primeira vez a presidência da CPLP durante a cimeira, que, segundo o Governo timorense, se deverá realizar entre 20 e 25 de julho em Díli.

"Farei tudo com firmeza e imparcialidade para servir a nação", frisou a embaixadora, que também quer reunir a comunidade timorense em Portugal, para a conhecer e perceber quais são as suas necessidades.

Na cerimónia, o Presidente timorense nomeou também Domingos Sarmento como embaixador de Timor-Leste nos Estados Unidos, Ovídeo Amaral para o Vaticano, Cristiano da Costa para a Nova Zelândia e Caetano Guterres para Moçambique.

MSE // ARA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana