segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

POSIÇÃO DE PORTUGAL FACE AO EXTERIOR AGRAVOU-SE



Jorge Nascimento Rodrigues - Expresso

Apesar do excedente externo registado em 2013, a posição de devedor líquido face ao exterior piorou. Continua a ser a pior da zona euro em relação ao PIB.

A economia portuguesa conseguiu registar em 2013 um excedente externo de 2,6% do PIB, mas, apesar dessa melhoria, a posição líquida de investimento internacional (PLII) agravou-se em 2,7 pontos percentuais, segundo dados do Banco de Portugal (BdP) na sua Nota de Informação Estatística.

Este indicador, no caso português, é negativo, sendo o mais elevado da zona euro em relação ao PIB, superior inclusive ao registado para a Grécia e Irlanda. A PLII da economia portuguesa subiu de -116,1% do PIB em 2012 para 118,9% em 2013. A posição de Portugal como devedor líquido face ao exterior piorou.

O PLII é usado para medir a diferença entre o stock de ativos e de passivos de natureza financeira, permitindo avaliar o saldo entre os ativos externos detidos por portugueses e os ativos em Portugal detidos por não residentes. Mostra a posição de um dado país face ao exterior.

Como este indicador é avaliado a preços de mercado, a sua evolução é determinada não apenas pela variação dos ativos e dos passivos face ao exterior, registada na balança financeira, mas também por variações de preço, variações cambiais e outras.

Em 2013, as variações de preços, em termos líquidos, tiveram uma contribuição negativa, sublinha o BdP. O que foi devido à desvalorização do preço do ouro, o que afetou o ativos de reservas em ouro do BdP,  e às valorizações de títulos emitido pelo Estado português e detidos por não residentes e de ações de bancos e sociedades não financeiras residentes detidas por não residentes.

Em relação aos dados finais do terceiro trimestre de 2013, as posições eram a seguintes entre os periféricos da zona euro: -115,7% do PIB para Portugal; -108,2% para Grécia; -107,8% para Irlanda; - 96,6% para Espanha; - 88,3% para Chipre. O rácio para Itália não estava ainda disponível; é negativo, também, mas é muito inferior.

Leia mais em Expresso

Sem comentários:

Mais lidas da semana