sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Ucrânia: PRESIDENTE E OPOSIÇÃO ASSINARAM ACORDO PARA PÔR FIM À CRISE



 TSF

Os líderes dos três principais partidos da oposição assinaram hoje um acordo com o Presidente da Ucrânia, Viktor Ianukovitch, para pôr fim à crise.

O acordo, assinado no palácio presidencial na presença dos mediadores europeus, prevê nomeadamente a antecipação das eleições presidenciais, a formação de um Governo de coligação e uma reforma constitucional que recupere a limitação dos poderes presidenciais da Constituição de 2004.

Os líderes dos três partidos da oposição com representação parlamentar -- Vitali Klitschko, Arseni Iatsenuk e Oleg Tiagnibok - assinaram o documento, assim como os ministros dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Frank Walter Steinmeier, e polaco, Radoslaw Sikorski, segundo a agência France Presse.

O representante da Rússia não assinou.

Os manifestantes da praça da Independência, representados pelo "Conselho Civil de Maidan", aprovaram antes o acordo alcançado, na condição de o ministro do Interior, Vitali Zakhartchenko, não integre o novo Governo e de o procurador-geral, Viktor Pchonka, ser afastado do cargo, ambos pela sua responsabilidade na repressão policial e judicial das manifestações.

O acordo foi alcançado depois de os violentos confrontos entre polícia e manifestantes dos últimos dias terem feito cerca de 100 mortos, segundo números da oposição.

A crise política na Ucrânia iniciou-se há exatamente três meses, depois de Ianukovitch suspender os preparativos para um acordo com a União Europeia, e agravou-se em finais de janeiro, quando se registaram as primeiras mortes, com a aprovação de leis limitando a liberdade de manifestação.

Leia mais na TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana