terça-feira, 15 de abril de 2014

Força Aérea Portuguesa e Guarda Costeira são-tomense em patrulhas conjuntas




Militares da Força Aérea portuguesa e da Guarda Costeira são-tomense efetuam esta quarta-feira voos conjuntos de fiscalização das águas marítimas são-tomense, anunciou hoje o primeiro-ministro, Gabriel Costa.

"Faz falta esse tipo de fiscalização, nós temos verificado nos últimos tempos uma intensificação de actividades neste domínio, o que denota a preocupação do estado são-tomense e da comunidade internacional, particularmente de Portugal e da União Europeia com a questão de pirataria marítima", disse Gabriel Costa.

A missão de fiscalização conjunta da zona económica exclusiva de São Tomé e Príncipe se inscreve no âmbito do acordo assinado em finais do ano passado entre os dois países, no âmbito da fiscalização marítima e será efetuado com o avião de patrulhamento marítimo da força aérea portuguesa P3 Orion que se encontra em São Tomé.

O primeiro-Ministro são-tomense sobrevoou hoje toda a zona económica exclusiva do seu país a bordo do P3 e considerou a pirataria marítima no Golfo da Guiné como um flagelo.

"É um avião convenientemente equipado e com capacidade para detetar tudo o que é anomalia nas nossas águas. Portanto, permite que, em cooperação com a nossa guarda costeira, possamos detetar actividades que põem em causa a segurança marítima nessa zona do Golfo da Guiné", considerou Gabriel Costa.

Lusa, Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana