segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Austrália investiga divulgação de informação sobre alegada espionagem a Timor-Leste




Díli, 01 set (Lusa) - O governo australiano pediu à polícia federal para investigar se o advogado Bernanrd Collaery pode ser acusado de divulgar informação classificada sobre alegada espionagem da Austrália em Timor-Leste durante as negociações dos tratados sobre gás e petróleo.

Segundo uma notícia hoje divulgada no The Sydney Morning Herald, a investigação da polícia federal foi confirmada após ter pedido ao canal de televisão australiano ABC para entregar material relativo aquela operação, especialmente as entrevistas não editadas dadas pelo advogado Bernard Collaery.

Bernard Collaery é o advogado australiano que representa Timor-Leste em Haia no tribunal internacional de arbitragem.

Timor-Leste acusou formalmente a Austrália de espionagem quando estava a ser negociado o Tratado sobre Certos Arranjos Marítimos no Mar de Timor, em 2004.

Com a arbitragem internacional, Timor-Leste pretende ver o tratado anulado, podendo assim negociar a limitação das fronteiras marítimas entre os dois países e tirar proveito da exploração do campo de gás Greater Sunrise, que vale biliões de dólares.

A notícia no The Sydney Morning Herald refere também que além do advogado, a polícia federal está a investigar um ex-espião que terá fornecido as informações sobre a alegada espionagem, já que terá sido o próprio a liderar a operação para colocar escutas nos gabinetes do governo timorense no âmbito de um projeto de apoio ao desenvolvimento.

Para o Procurador-geral australiano, George Brandis, tanto o advogado, como o ex-espião, parecem ter violado leis que impedem a divulgação pública de informação classificada.

A Polícia Federal da Austrália confirmou ao jornal que a investigação está a decorrer, sem fazer mais comentários.

MSE // JCS - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana