quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Moçambique: DHLAKAMA SAI DA TOCA E VAI A MAPUTO CINCO ANOS DEPOIS




Afonso Dhlakama esperado em Maputo

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, deverá  abandonar hoje o seu esconderijo,   no interior das matas de Gorongosa, região do posto administrativo de Vunduzi. Uma fonte segura da Renamo garantiu à nossa reportagem que o líder da Renamo sairá do seu esconderijo logo às primeiras horas da manhã de hoje e seguirá por via terrestre até à cidade de Chimoio, capital da província de Manica. No aeroporto local, Dhlakama subirá um avião que o transportará até à capital do país, onde, tal como já foi publicamente anunciado, deverá manter um encontro com o Presidente da República, Armando Guebuza.

Estava previsto, de acordo com as nossas fontes, que Afonso Dhlakama abandonasse as matas de Gorongosa ontem, rumo à região de Mangunde, localizada no posto administrativo de Muxúnguè, distrito de Chibabava, sua terra natal, onde manteria um encontro familiar, mas tal facto não chegou a acontecer, por razões que não conseguimos apurar.

Em relação à saída de Dhlakama das matas de Gorongosa na manhã de hoje, “O país”  sabe que um contingente misto das forças governamentais, lideradas por altas patentes da polícia e das Forças de Defesa, incluindo o próprio comandante provincial da PRM, António Pelembe, é que deverá   garantir a segurança de Dhlakama até ao aeroporto de Chimoio.

Já em Chimoio, os membros deste partido preparam a recepção. Sabe-se que Dhlakama terá um encontro com membros do partido naquela província.

A possível saída de Afonso Dhlakama das  matas de Gorongosa na manhã de hoje está a criar uma enorme expectativa no seio dos residentes da vila-sede e regiões circunvizinhas, tomando em consideração que o líder da Renamo abandonou a capital do país há cinco  anos.

O País (mz)

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana