sábado, 27 de setembro de 2014

Portugal - Denúncia: Passos Coelho com "pouca memória" em "saco azul" da Tecnoforma




Um antigo diretor geral da Tecnoforma, Luís Brito, afirmou que na organização existia uma companhia offshore que servia para depositar milhões de dólares vindos de Angola. "Funcionou como um saco azul", chegou a afirmar Luís Brito.Já o antigo dono da Tecnoforma, Fernando Madeira, reagiu às últimas declarações de Passos Coelho e garantiu que este tem "memória curta", informa o Expresso.

Um ex-diretor-geral da Tecnoforma, Luís Brito, revelou que durante 15 anos, entre 1986 e 2011, os donos da Tecnoforma tinham uma companhia offshore na ilha de Jersey onde depositavam milhões de dólares, por ano, vindos de Angola. Luís Brito acrescentou ainda que a Form Overseas Limited - companhia offshore - “funcionou como um saco azul” para despesas não documentadas em Portugal, cujos valores “não constavam da contabilidade da empresa”.

O dinheiro tinha origem nos serviços da Cabinda Oil Gulf, da Chevron, e eram transferidos para essa offshore verbas que depois passavam para uma conta da Tecnoforma no Banco de Indústria e Comércio, em Almada.

Luís Brito garantiu ainda que o Centro Português para a Cooperação (CPPC) representou um custo anual “de 200 mil contos, um milhão de euros na moeda atual”, entre 1997 e 1999, altura em que esta organização foi criada pelos donos e administradores da Tecnoforma e presidida por Passos Coelho.

“Os valores globais foram abordados internamente na empresa na altura, de forma informal, quando alguns responsáveis de operações reuniam com a administração para discutir os resultados anuais. O CPPC representou cerca de 600 mil contos ao longo desses três anos”, explica.

“Eu tinha acesso aos montantes de pagamento feitos pela petrolífera e à correspondência trocada com a Form Overseas, incluindo ordens de transferência bancárias enviadas pela Tecnoforma”, disse Luís Brito.

Quanto ao CPPC diz que sabe pouco. “Sei que foi criado para expandir de operações em África, em Cabo Verde, Moçambique mas também países fora do universo da lusofonia, e com o objetivo de ir buscar fundos ao Banco Mundial e à Comissão Europeia”.

Relativamente às declarações do primeiro-ministro, esta sexta-feira no Parlamento, em que afirmava não ter recebido "milhões" em despesas porque não existia esse dinheiro, o responsável pela criação do CPPC e o antigo dono da Tecnoforma, Fernando Madeira não revela o valor dado ao primeiro-ministro em termos de remuneração e afirma ao Expresso: “Se Pedro Passos Coelho, que é 30 anos mais novo do que eu, tem pouca memória do que se passou há poucos anos, porque é que eu hei de ter melhor memória que ele?”.

Leia mais em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana