Conclusão
é de um estudo da Aese Business School
Voz
da América
Angola
é o mercado prioritário para 70 por cento das empresas portuguesas,
substituindo o Brasil como o país preferido para a internacionalização em 2013.
Esta
é uma das conclusões do estudo apresentado na assembleia geral da "Aese
Business School", que decorreu no Estoril, Portugal, no
fim-de-semana.
No
estudo anterior, realizado em 2011, o Brasil liderava, mas passou a ser o
segundo mercado prioritário, referido por 53 por cento das empresas inquiridas.
A
África subsariana não lusófona é indicado como um mercado altamente
interessante para 65 por cento das empresas, sendo ainda de registar uma queda
da prioridade dada a Moçambique.
O
interesse pela América do Sul e central cresceu para 54 por cento, com a região
a ultrapassar a Europa central e do Norte nas prioridades das empresas
portuguesas.
A
Espanha mantém-se como um destino importante para 51 por cento das empresas. Na
Ásia é sobretudo a China que entra na rota com o interesse dos gestores
portugueses a crescer nos últimos três anos.
A
relativa perda de prioridade do Brasil não é um exclusivo das empresas
nacionais, tendo sido também verificados inquéritos a gestores internacionais.
Para
67 por cento das empresas, o que conta mais é a situação macroeconómica do
mercado, seguida da dimensão e da existência de uma oportunidade.
Competitividade e estabilidade são menos valorizadas.
A
estratégia preferida de abordagem a um novo mercado é a exportação, mas nos
países africanos têm importância as parcerias com empresas locais.
O
estudo nota a pouca relevância dada a parcerias entre empresas portuguesas na
estratégia de internacionalização.
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