quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Ataque ao Parlamento gera momentos de terror na capital canadense




Homem armado mata guarda, invade sede do Legislativo e abre fogo no momento em que premiê estava no prédio. Incidente põe em alerta Canadá e EUA, que reforçam necessidade de ampliar vigilância a grupos radicais.

O coração da capital canadense viveu momentos de terror nesta quarta-feira (22/10), quando um homem armado matou um soldado que fazia a guarda do Memorial Nacional de Guerra, invadiu o prédio do Parlamento, onde estava o premiê Stephen Harper, e disparou vários tiros, até ser morto pela polícia.

O ataque foi o segundo contra um militar canadense no intervalo de três dias – na segunda-feira, dois soldados foram atropelados, um deles de forma fatal, por um homem ligado a grupos jihadistas no Quebec. E aumentou o temor de que o Canadá, aliado dos Estados Unidos, passe a ser alvo de ações terroristas.

O presidente americano, Barack Obama, classificou o tiroteio como um evento "trágico", que reforça a necessidade de vigilância. Segundo ele, é importante para o Canadá e os Estados Unidos estarem em sintonia quando o assunto é atividade terrorista.

As defesas aéreas de EUA e Canadá foram colocadas em estado de alerta, de forma a responder rapidamente a qualquer incidente envolvendo aviões que possa estar relacionado com o tiroteio.

A polícia canadense ainda não sabe a motivação do ataque. E não descarta que outros homens armados estivessem envolvidos. Durante as buscas, as câmaras de TV registraram momentos de pânico no local do tiroteio.

Momentos de tensão

No Parlamento, políticos e funcionários receberam ordens para que se trancassem em seus escritórios e ficassem longe das janelas.

"Se a sua porta não trancar, encontre maneiras para fazer barricadas, se possível. Não abra a porta sob nenhuma circunstância", disse um alerta de segurança das autoridades.

Policiais usando coletes à prova de bala pretos e armas automáticas tomaram as ruas próximas ao Parlamento. Alguns se protegeram atrás de carros e gritavam para as pessoas abandonarem a área.

O prédio invadido pelo homem armado é o principal do Parliament Hill, um complexo no centro de Ottawa que abriga a Câmara, o Senado e escritórios de alguns parlamentares e funcionários do governo.

O ataque acontece apenas um dia depois de o Canadá elevar o nível de alerta nacional de terrorismo, de baixo para médio, alegando um aumento geral das movimentações entre organizações radicais islâmicas.

RPR/rtr/ap/afp – Deutsche Welle

Sem comentários:

Mais lidas da semana