terça-feira, 11 de novembro de 2014

AICEP vai ter delegação em Timor-Leste nos primeiros meses de 2015




Lisboa, 10 nov (Lusa) - O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Miguel Frasquilho, afirmou hoje que a entidade vai passar a ter uma delegação em Timor-Leste "nos primeiros meses de 2015".

Miguel Frasquilho falava na apresentação do plano estratégico da AICEP, o qual prevê a presença da entidade em todos os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) até final do mandato da administração da entidade, em 2016.

"Toda a CPLP vai ser coberta pela AICEP", afirmou.

Questionado sobre quando prevê a abertura de uma delegação em Timor-Leste, Miguel Frasquilho lembrou que este é "um dos países onde existe uma representação diplomática" e acrescentou: "apontaria para os primeiros meses de 2015".

"Sentimos que há muitas empresas em Timor que não têm tido a atenção devida", apontou Miguel Frasquilho, referindo que há "muitas empresas portuguesas" a participar na reconstrução do país.

Por isso, considerou importante a presença da AICEP naquela zona do globo para fortalecer as relações e a cooperação entre os dois países.

Sobre se o recente caso da expulsão de juízes portugueses de Timor-Leste poderá causar algum constrangimento na abertura da delegação no país, Miguel Frasquilho afirmou não ter encontrado "qualquer reserva" sobre o assunto por parte das entidades que tutelam a AICEP: vice-primeiro-ministro, Ministério da Economia e Ministério dos Negócios Estrangeiros.

"Não encontrei nas entidades que referi qualquer reserva em relação à nossa intenção, que nos parece do ponto de vista económico e do tecido empresarial português mais do que justificada. Não encontrei nenhuma reserva, nenhuma dúvida", sublinhou.

ALU// CSJ

Sem comentários:

Mais lidas da semana