domingo, 23 de novembro de 2014

Portugal – Bloco de Esquerda: Pedro Filipe Soares apela à mobilização contra elites




O candidato à liderança do BE Pedro Filipe Soares criticou este sábado "uma parte da esquerda que já está derrotada" e quer "juntar-se às elites para perder por poucos", apelando à mobilização "contra o medo" e "pela utopia".

No discurso de apresentação da moção "Bloco plural", na IX Convenção Nacional do partido, o atual líder parlamentar insurgiu-se contra os que falam de "divisões" entre a direção do BE e os que antecipam o seu desaparecimento.

"Esta é a esquerda que sabe viver em democracia porque respeita a opinião de todos e todas, a esquerda que fez um caminho nem sempre fácil de consecução de compromissos, um caminho de diferentes escolhas em que todos soubemos que éramos determinantes para fazer a diferença", afirmou.

Pedro Filipe Soares declarou depois que o BE "não aceita a palavra inevitabilidade, uma das faces do medo que tentam impor à sociedade" e elogiou a sua ação para travar a "direita e o PS", que "à socapa" e "às escondidas tentaram fazer passar o fim da suspensão das subvenções" vitalícias aos políticos.

Jornal de Notícias

Louçã diz que desafio à liderança é "irresponsabilidade" sem precedente no partido

O ex-coordenador do BE, Francisco Louçã, criticou, este sábado, duramente a disputa da direção de João Semedo e Catarina Martins por Pedro Filipe Soares, afirmando que "é uma prova de imaturidade e não se faz".

"Não houve nunca na história do BE erro maior nestes quinze anos do que a irresponsabilidade da divisão da direção", afirmou Louçã.

O fundador e líder histórico do BE discursava no período de debate entre moções, durante a IX Convenção Nacional, em que Pedro Filipe Soares encabeça uma moção que disputa a coordenação de João Semedo e Catarina Martins.

Para Louçã, esta iniciativa, apoiada pelo fundador Luís Fazenda, "é uma prova de imaturidade e não se faz".

"Por isso eu subo a esta tribuna para vos falar da força do BE, porque é todos juntos que temos de resolver este erro, para isso quero responder ao que é que aqui estamos dispostos a fazer pelo Portugal do povo que trabalha, este BE já fez muito mas ainda não fez o suficiente", declarou.

No final, dirigindo-se aos militantes, Francisco Louçã aludiu à sua saída da Mesa Nacional: "Neste ciclo temos de dar tudo o que temos da melhor forma que sirva a esquerda, estou disponível como sempre, como me conhecem, para tudo o que o BE precisar e sempre que o BE precisar, e estarei no lugar mais honroso, que é o de militante base".

Nesta Convenção Nacional do BE, a moção encabeçada por Pedro Filipe Soares disputa a liderança João Semedo e Catarina Martins, que há dois anos assumiram a coordenação.

Jornal de Notícias – foto Tiago Petinga / Lusa

Leia mais em Jornal de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana