domingo, 21 de dezembro de 2014

Ex-membro do Governo de Hong Kong considerado culpado de corrupção




Hong Kong, 19 dez (Lusa) -- O antigo número dois do Governo de Hong Kong Rafael Hui foi declarado culpado por aceitar milhares de dólares de subornos no maior caso de corrupção da região administrativa especial chinesa.

Apesar de ter sido declarado culpado, ainda se desconhece a pena que vai ser aplicada a Rafael Hui, ex-secretário-geral do Governo de Hong Kong.

O julgamento de Hui e dos irmãos Thomas e Raymond Kwok, empresários com uma das maiores fortunas da Ásia, acusados de suborno e conspiração prolonga-se há mais de três meses.

O júri, formado por nove elementos, considerou que Hui é culpado em atos de corrupção e má gestão do cargo público.

Thomas Kwok foi declarado culpado de corrupção por ter oferecido um milhão de dólares a Hui que, em troca, lhe garantiu uma posição favorável à empresa imobiliária Sun Hung Kai, apesar de o irmão ter sido absolvido.

O gabinete anticorrupção de Hong Kong formalizou a acusação no dia 08 de maio através de um comunicado em que detalhava os delitos que foram cometidos entre junho de 2000 e janeiro de 2009, altura em que Hui ocupava o posto no executivo da região administrativa especial.

De acordo com o gabinete anticorrupção, os Kwok deram elevadas somas de dinheiro a Hui a troco de favores que beneficiaram o grupo das empresas dos dois irmãos.

Os irmãos Kowk são proprietários e diretores da segunda maior agência imobiliária de Hong Kong e detêm a segunda maior fortuna da Ásia com um património estimado em mais de 18 mil milhões de dólares (14,6 mil milhões de euros), de acordo com a revista Forbes.

PSP // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana