quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Fretilin diz que orçamento timorense para 2015 ainda reflete mentalidade de subsistência




Díli, 04 dez (Lusa) - O secretário-geral da Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin), Mari Alkatiri, afirmou hoje que o Orçamento do Estado para 2015 ainda reflete uma mentalidade de subsistência.

"O fundamental é que este orçamento reflete a mentalidade dominante em Timor-Leste, que é a mentalidade de subsistência. Não é uma mentalidade de economia de escala. Investimos nos grandes projetos, mas de forma descontextualizada a nível regional e internacional. Parece que domina ainda uma economia de subsistência", afirmou Mari Alkatiri.

O parlamento de Timor-Leste aprovou hoje, na generalidade, o Orçamento do Estado para 2015 com despesas no valor de 1,5 mil milhões de dólares para projetos de infraestruturas e de recursos humanos qualificados.

O orçamento foi aprovado com votos a favor de 62 deputados e com abstenções de dois deputados da Fretilin.

Durante o debate na generalidade, Mari Alkatiri deixou críticas à falta de qualidade da execução orçamental.

O parlamento timorense é composto por 65 deputados distribuídos entre o Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), do primeiro-ministro Xanana Gusmão, do Partido Democrático (PD), do vice-primeiro-ministro Fernando La Sama de Araújo, e da Frente Mudança, do chefe da diplomacia José Luís Guterres, e pela Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), partido da oposição.

A Fretilin também votou este ano a favor do orçamento na generalidade, à semelhança do que tem acontecido nos dois últimos anos.

"Na votação na generalidade não há qualquer posição de querer bloquear, na especialidade é que é mais importante", disse.

A discussão e a votação na especialidade começam sexta-feira e vão decorrer até dia 18.

MSE // JPS

Sem comentários:

Mais lidas da semana