domingo, 4 de janeiro de 2015

Air Ásia: GELO NA ORIGEM DO ACIDENTE. VOAVAM EM HORÁRIO NÃO AUTORIZADO




Gelo poderá ter estado na origem do acidente - Agência de Meteorologia

Jacarta, 04 jan (Lusa) -- A Agência de Meteorologia da Indonésia revelou hoje que o tempo foi o fator que desencadeou o acidente do avião da AirAsia, que se despenhou há uma semana, colocando a possibilidade de o gelo ter provocado danos nos motores.

"Com base nos dados disponíveis sobre a localização do avião aquando do último contacto, as condições meteorológicas foram o fator que desencadeou o acidente", indicou a agência no seu portal na Internet.

O Airbus A320-200 da companhia de baixo custo malaia que descolou, a 28 de dezembro, da cidade indonésia de Surabaia, com destino a Singapura, onde deveria ter aterrado cerca de duas horas depois, despenhou-se no mar de Java, com 162 pessoas a bordo.

"O fenómeno meteorológico mais provável foi a formação de gelo, que pode danificar o motor devido a um processo de arrefecimento. Esta é apenas uma das possibilidades, com base na análise de dados meteorológicos existentes", disse a agência, cujo relatório inicial sugere que o avião terá atravessado nuvens de tempestade.

Um dia depois do desaparecimento do avião da AirAsia, o diretor da Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia, Andi Eka Sakya, explicou ter sido detetada a presença de cúmulos-nimbos na zona meridional da ilha do Bornéu.

O cúmulo-nimbo é uma nuvem escura que forma frentes muito altas e provoca violentas tempestades.

As operações para resgatar os corpos dos passageiros e as "caixas negras" do avião da AirAsia prosseguem, depois de as adversas condições meteorológicas na zona das buscas terem dificultado os trabalhos, em que participam vários países. Mas, após uma melhoria do tempo, hoje, os mergulhadores prepararam-se para entrar em ação.

Quatro partes de grande dimensão do Airbus A320-200 foram encontradas ao largo da ilha de Bornéu na sexta-feira e no sábado, elevando as esperanças de encontrar, em breve, os restantes 132 corpos e as "caixas negras", peça fundamental para determinar a causa do acidente.

"As ondas amainaram, têm apenas entre um e dois metros", disse o chefe da Agência de Busca e Resgate da Indonésia, S.B Supriyadi, à agência AFP, indicando que 95 mergulhadores estão de prontidão a bordo de vários navios que participam nas operações.

DM // DM

Aparelho voava em horário não autorizado

04 de Janeiro de 2015

O avião da AirAsia, que se despenhou no domingo com 162 pessoas a bordo, voava num horário não autorizado, afirmou ontem o Ministério dos Transportes da Indonésia, revelando ter congelado a permissão para a companhia operar a rota.

O horário do voo do Airbus 320-200 da companhia aérea de baixo custo malaia, que descolou da cidade indonésia de Surabaia, com destino a Singapura, não tinha sido validado, afirmou o diretor-geral do transporte aéreo, Djoko Murjatmodjo.

"Violou a autorização da rota dada, o horário dado, esse é o problema", disse à agência AFP, acrescentando que, por isso, a licença da companhia aérea AirAsia para operar essa rota foi congelada até que as investigações ao acidente sejam dadas como concluídas.

Em comunicado, o porta-voz do Ministério dos Transportes J.A. Barata indica que a AirAsia não tinha 'luz verde' para fazer a ligação Surabaia-Singapura aos domingos e que não tinha pedido para mudar o horário dos voos.

As equipas que participam nas buscas pela fuselagem e corpos dos passageiros do Airbus A320-200 contam atualmente com a ajuda de investigadores estrangeiros para localizar as caixas negras, uma peça fundamental para determinar a causa do acidente ao largo da ilha do Bornéu.

As adversas condições meteorológicas e a forte ondulação dos últimos dias obrigaram à suspensão das buscas pelo avião, que se estima estar a uma profundidade de entre 25 e 32 metros.

Trinta corpos foram recuperados.

Lusa 

Sem comentários:

Mais lidas da semana