domingo, 1 de fevereiro de 2015

CIA usou território do Reino Unido para torturas após 11 de Setembro, diz ex-agente



Opera Mundi, São Paulo

Denúncia contradiz governo britânico, que afirma que não ser complacente com atos indiscriminados contra suspeitos de terrorismo

A CIA (Agência Central de Inteligência Norte-Americana) interrogou e torturou suspeitos de terrorismo em território do Reino Unido durante o mandato de George W. Bush (2001 - 2009). A informação foi divulgada pelo portal Vice News neste sábado (31/01) após entrevista do ex-agente Lawrence Wilkerson sobre suposta cooperação entre o governo dos dois países após os ataques de 11/09/2001.

De acordo com a denúncia de Wilkerson, os EUA usaram a base britânica de Diego Garcia como "área de transição", onde suspeitos presos por terrorismo eram interrogados e torturados antes de seguir viagem para América.

A informação revelada hoje pela Vice News contradiz governo britânico, que afirma não ter sido complacente com atos indiscriminados contra suspeitos de terrorismo. Para Wilkerson, "é improvável que o Reino Unido não tenha tomado conhecimento da utilização espaço para tortura.

Tortura não ajudou a localizar Bin Laden, diz relatório

O relatório sobre as práticas de torturas empregadas pela CIA e divulgado em dezembro pelo Senado norte-americano revela que as técnicas de privação de sono e simulação de afogamento, por exemplo, não ajudaram os EUA a localizar e, posteriormente, executar Osama bin Laden.

Desde que foi morto, em maio de 2011, o corpo do terrorista mentor dos ataques de 11 de Setembro de 2001 sempre foi usado pela CIA em sua defesa. O argumento era de que sem as "técnicas de interrogatório estressante" — nome pelo qual a agência chamava as sessões de tortura — os EUA jamais teriam conseguido pôr as mãos em bin Laden.

Leia mais em Opera Mundi
Maioria dos norte-americanos apoia tortura para impedir atentados, revela pesquisa

Sem comentários:

Mais lidas da semana