terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Varoufakis aplaudido de pé no Parlamento. "Alguém tem de dizer 'não' e esse alguém é a Grécia"




Ministro das Finanças grego reforçou que manterá o pedido de um "programa de ponte" aos parceiros europeus. No entanto, deu sinais de estar aberto a cedências.

"No Eurogrupo não vou ser um 'yes man', mas vou dizer 'sim' às propostas que fizerem sentido", declarou Yanis Varoufakis esta segunda-feira.

A frase resume bem o discurso do ministro das Finanças grego no Parlamento helénico, onde anunciou que levará à reunião com os ministros das Finanças da zona euro, marcada para esta quarta, a mesma proposta que apresentou ao ministro das Finanças alemão, Wolfgand Schäuble: um "programa de ponte" para ganhar tempo até maio/junho, enquanto é negociado um novo acordo entre os parceiros europeus, como relata a agência Reuters.

"O fim da crise não irá chegar se dissermos que sim a outro programa [de resgate]", declarou Varoufakis aos deputados, que o aplaudiram de pé quando disse que "alguém tem de dizer 'não' e esse alguém é a Grécia!".

Apesar do discurso assertivo, o ministro das Finanças fez questão de dizer que está disposto a ouvir as propostas dos restantes ministros da zona euro e garantiu que o Governo grego irá aplicar cerca de 70% das medidas previstas no memorando de entendimento da 'troika' - apesar de recusar negociar com o organismo composto pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu (BCE) e Comissão Europeia.

Já na manhã desta segunda-feira, Varoufakis tinha feito declarações que davam conta da sua intenção de dialogar. "Não há nenhum conflito, há um debate e uma consulta como acontece sempre na família europeia", declarou o ministro aos repórteres. Quando questionado por um jornalista se o Governo deveria realizar um referendo caso não haja acordo, Varoufakis respondeu-lhe numa curta frase: "Não seja tão apressado". 
Cátia Bruno - Expresso

Sem comentários:

Mais lidas da semana