sábado, 28 de março de 2015

Macau tem potencial para apostar numa "política de crescimento verde" - APA




Macau, China, 27 mar (Lusa) -- A representante da Agência Portuguesa do Ambiente Ana Teresa Perez disse hoje em Macau que a região "tem potencial para apostar numa política de crescimento verde", destacando as áreas da eficiência energética e a mobilidade elétrica.

"Macau tem um potencial enorme para apostar numa política de crescimento verde. É um pouco isso que Portugal está a fazer neste momento, e Macau teria um potencial enorme. A qualidade do ar é, de facto, uma questão em Macau: tenho noção que os níveis que registam diariamente são níveis significativos e penso que há margem para progressão", disse à agência Lusa Ana Teresa Perez.

Em declarações à margem de uma palestra no Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental (MIECF, na sigla inglesa), destacou também a importância de agir sobre o setor da energia.

"A eficiência energética, hoje em dia, é uma questão de riqueza, uma questão de economia", afirmou, salientando que o custo da implementação de algumas medidas "compensaria com resultados".

"Quando falamos de alterações climáticas estamos a falar de um problema que é transversal, muito abrangente. (...) Mas o setor da energia é fundamental em termos da emissão de gases com efeitos de estufa, e também pelo impacto que cria noutros setores de atividade", acrescentou.

Ana Teresa Perez considerou ainda que a cidade de Macau, de dimensão reduzida, tem caraterísticas propícias à utilização de carros elétricos. "Outra hipótese, claramente, é a mobilidade elétrica", disse, dando o exemplo de incentivos criados em Portugal para promover a compra e uso de carros elétricos.

Ana Teresa Perez salientou a cooperação entre instituições de Portugal e Macau, aprofundada desde os anos 1990 quando foi montada a rede de monitorização da qualidade do ar em Macau.

"Mais recentemente temos colaborado na elaboração do relatório sobre o Estado do Ambiente de Macau e estamos a preparar um protocolo para colaborarmos em termos de educação ambiental", acrescentou a responsável da Agência Portuguesa do Ambiente.

FV // PJA

Sem comentários:

Mais lidas da semana