sexta-feira, 20 de março de 2015

PRESIDENTE OBIANG DIZ QUE GUINÉ EQUATORIAL É ALVO DE AMEÇAS TERRORISTAS




O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, afirmou que o seu país é alvo de ameaças "terroristas" durante uma intervenção na televisão nacional, numa altura em foi estabelecido na capital, Malabo, um importante dispositivo de segurança.

"A África Central enfrenta um fenómeno que nunca tinha conhecido, o fenómeno do terrorismo", disse Obiang na quinta-feira à noite, numa alusão ao grupo radical islâmico nigeriano Boko Haram, que nos últimos meses alargou os seus ataques aos Camarões, ao Chade e ao Níger.

"O terrorismo já chegou aos Camarões e dos Camarões à Guiné Equatorial são apenas alguns quilómetros", apontou.

O nordeste dos Camarões, a região visada pelos ataques do Boko Haram, situa-se a um milhar de quilómetros de Malabo, no sudoeste da Guiné Equatorial.

Numa visita às suas tropas na quinta-feira, o Presidente Obiang disse dispor de "informações suficientes" para temer um ataque em solo da Guiné Equatorial.

"Estejam preparados para estarem em condições de os repelir, é preciso retaliar, vamos multiplicar os exercícios", referiu, sem precisar a natureza das suas informações sobre a presumível ameaça.

Nos últimos dias foi estabelecido em Malabo um importante dispositivo de segurança, com a multiplicação de patrulhas militares e de controlos policiais nas principais vias da cidade.

Notícias ao minuto com Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana