quarta-feira, 10 de junho de 2015

Secretária para Administração de Macau enaltece 'frutos' de secular relação




Macau, China, 10 jun (Lusa) -- A Secretária para a Administração e Justiça de Macau afirmou hoje que os "resultados positivos" decorrentes do papel do território como plataforma entre a China e os Países de Língua Portuguesa apenas foram possíveis graças aos seculares laços com Portugal.

A vertente económica sobressaiu do discurso de Sónia Chan, que proferiu na qualidade de chefe do Executivo interina de Macau, na tradicional receção na residência consular pelo Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

A número dois do Executivo local destacou os "resultados positivos" da plataforma entre a China e os Países de Língua Portuguesa desde a criação do Fórum Macau, em outubro de 2003, que permitiu a Macau "elevar a influência internacional" e promover "uma diversificação adequada das indústrias", algo "só possível em virtude dessa secular relação entre Macau e Portugal".

"As relações entre os povos da China e de Portugal são de longa data, e Macau, enquanto porto aberto para o exterior da China, tem vindo a desempenhar um papel de grande importância na promoção do intercâmbio cultural entre a China e o Ocidente, bem como entre os macaenses e os portugueses residentes em Macau. Ao longo de cinco séculos, as diferentes comunidades, religiões e culturas convivem em harmonia", observou.

Sónia Chan fez também alusão à Comissão Mista, que realizou a sua terceira reunião em novembro, em Macau, em que ambas as partes reconheceram "as boas relações de cooperação", fazendo votos de que sejam "alcançados os maiores êxitos" no próximo encontro, a ter lugar este ano, desta feita, em Portugal.

O seu homólogo português, com quem se reúne na quinta-feira, também destacou a cooperação bilateral: "Teremos, com certeza, oportunidade de passar em revista as várias frentes em que se multiplicam as relações de cooperação (...) mas -- independentemente da conversa que manteremos amanhã -- quero deixar desde já aqui firme a ideia do Governo de Portugal em prosseguir o bom trabalho".

António Costa Moura referia-se, em particular, às áreas dos serviços prisionais, formação de magistrados e segurança pública no quadro dos acordos celebrados quer no âmbito geral da cooperação jurídica e judiciária, quer em matéria de transferência de pessoas condenadas.

O secretário de Estado da Justiça de Portugal dirigiu ainda elogios à comunidade, manifestando "a profunda honra" de representar o Governo de Portugal, "homenageando e fazendo tributo à diáspora portuguesa, enaltecendo e sublinhando as inquestionáveis qualidades que as comunidades portuguesas espelham no exterior deste povo único como povo e nação do mundo".

Já o cônsul-geral de Portugal, Vítor Sereno, prometeu ajudar a Macau a transformar-se no que deseja: "Ajudaremos o Governo a promover Macau como a nova capital mundial do lazer, a ser a nova capital mundial do turismo, a nova capital mundial da cultura, a nova capital mundial dos eventos".

Aos portugueses que residem e trabalham no território apelou, destacando que o tem feito desde o primeiro dia, para que sejam todos um pouco, e sem exceção, "embaixadores" do seu país.

DM // PJA

Sem comentários:

Mais lidas da semana