terça-feira, 22 de março de 2016

FLEC AFIRMA TER TRAVADO CONFRONTOS COM MILITARES ANGOLANOS EM CABINDA



O braço armado da Frente de Libertação do Estado de Cabinda (FLEC) anunciou hoje ter travado nas últimas semanas três confrontos militares com as Forças Armadas (FAA) Angolanas e desaconselha a permanência de estrangeiros naquele enclave.

Em comunicado enviado à Lusa, em Luanda, as Forças Armadas Cabindesas (FLEC/FAC) afirmam que "devido a intensos combates" com as FAA, nos dias 29 de fevereiro, 13 e 16 de março, aconselham "vivamente todos expatriados ocidentais que vivem em Cabinda a retirarem provisoriamente do território" e "desaconselha seriamente" as visitas de "todos os turistas e não residentes".

Nenhuma fonte das FAA confirmou a ocorrência destes confrontos militares com a FLEC, desconhecendo-se também a existência de vítimas mortais ou feridos.

"A situação securitária em Cabinda está muito tensa e imprevisível, podendo confrontos acontecer a todo o momento em todo o território. Estamos em estado de guerra e somos vítimas de uma invasão militar massiva de Angola", lê-se no comunicado assinado pelo porta-voz da organização, Jean-Claude Nzita.

O braço armado da FLEC/FAC, que reivindica a independência de Cabinda, anunciou em fevereiro o regresso à luta armada naquele enclave, alertando ainda tratar-se de "um território em estado de guerra" e que a circulação de pessoas passava a ser "seriamente desaconselhada", até que Luanda se disponibilize "séria e concretamente" para o diálogo.

Contudo, pouco dias depois, a representação diplomática da FLEC na Bélgica e na União Europeia (UE) considerou que esta decisão conduz à "deterioração do clima político" em Cabinda e que põe em risco toda a sub-região da África Central.

No comunicado de hoje, a FLEC/FAC afirma que o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, "é o responsável pela instabilidade que reina no enclave assim como do perigoso agravamento da situação que irá deteriorar nos próximos dias" e que o Governo de Angola "continua a recusar um diálogo de paz, honesto e sincero".

"A FLEC/FAC reafirma uma vez mais a profunda vontade e disponibilidade para negociar uma paz durável e definitiva para Cabinda", conclui o comunicado.

A FLEC luta pela independência de Cabinda, província de onde provém a maior parte do petróleo angolano, e considera que o enclave é um protetorado português, tal como ficou estabelecido no Tratado de Simulambuco, assinado em 1885.

PVJ // JPF

Sem comentários:

Mais lidas da semana