terça-feira, 8 de março de 2016

MULHERES, UMA CURIOSIDADE (MISTÉRIO) PARA TODA A VIDA



Hoje é Dia Internacional da Mulher? É. Antes era Dia da Mãe. Vai dar no mesmo. As mulheres estão predestinadas a serem mães, por isso… Depois há as boas mães e as más mães. Mas disso quase ninguém fala. Muito menos neste dia. Talvez possamos ficar na dúvida se as más mães são realmente mulheres… para além do sexo. Se existissem deuses com poderes que pudessem impossibilitar essas megeras más mães de terem a capacidade de parirem dava jeito e contribuíam imenso para melhorar o coletivo, a sociedade. Também existem maus pais, claro. Esses deviam ser eunucos. Os deuses devem ser cegos ou então, depois de tantas tretas, afinal, não existem. Mas vamos às mulheres nesta abertura e a seguir com uma peça de duas mulheres que escrevem (trabalham) para o Notícias ao Minuto.

Cada mulher que conhecemos bem (ou mal) é uma curiosidade que nos fica para toda a vida. É impressionante a sua força, a sua capacidade de resistir ao cansaço e à vida estúpida só recompensada pelos reencontros com os filhos depois de um dia de árduo trabalho e exploração num emprego mixuruca quando ela guarda capacidades para muito mais. Antes era assim, levantava-se primeiro que tudo e que todos (era a última a deitar-se). Preparava roupas que iam ser vestidas por todos. Marido e filhos. Preparava os pequenos-almoços. Ia acordando a família. Controlava os filhos a vestirem-se se fosse ainda necessário, lavava-os e compunha-os, sentava-os à mesa. O marido (o pai) já estava vestido e pronto, juntava-se aos filhos a “pequenalmoçar”. A mulher, a mãe, fugia para o banheiro. Compunha-se num ápice. Borrava ou não a cara. Alindava-se. Trincava qualquer coisa à pressa. Saíam todos para os seus afazeres quotidianos. E lá ia a mulher-mãe dar oito horas ao patrão. Oito ou mais. Depois era o mesmo de sempre. Casa, jantar, meia-de-conversa e de mimos. Louça para lavar, roupa para estender (se tivesse máquina de lavar os trapos). E amanhã? Amanhã não era outro dia, era o mesmo de sempre. Assim era (ainda é?) na classe média (baixa e assim-assim). A vida é uma luta, dizem. A vida é filha da puta! Digo. Desculpem a franqueza e falta lisura.

Agora já não será assim, nem por isso a vida deixa de ser vida estúpida. Que se lixe a roupa, a casa e ter filhos. Boa. Fazem bem. As que fazem. Vamos acabar com a espécie humana que é tão desumana. Em vez de ter filhos optam por ter cães. Uma carreira profissional. Ir ao cinema. Á discoteca. Aos encontros com amigos. Ás compras no centro comercial onde outras mulheres estão trabalhando por um salário indigno…

E depois de sabermos tudo isto sobre as mulheres, e mais, muito mais, elas não deixam de continuar a ser uma curiosidade (um mistério) para toda a vida. Uma curiosidade a quem nos apetece oferecer flores. Por quem nos apaixonamos e admiramos, sempre. A essas, às lutadoras, as boas mães. Não às más mães. Fazem bem as que não têm filhos. Não correm o risco de virem a revelar-se más mães. E até nisso são uma curiosidade para o resto das nossas vidas.

As mulheres realmente mulheres que comemorem bem o dia. Merecem que assim seja. Obrigado mãe. Obrigado boas mães, boas profissonais, boas gestoras domésticas mesmo em tempos difíceis como os da atualidade, em que eles comem tudo e não deixam nada. Obrigado mulheres, as mesmo mulheres, as que ajudam a que o mundo pule e avance. Para quem família não é palavra vã.

Redação PG / MM

Oito curiosidades sobre o Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de março marca, todos os anos, o Dia Internacional da Mulher, um dia em que se homenageia o trabalho que as antigas gerações desenvolveram na luta pela igualdade de géneros.

Apesar da 'guerra' estar longe de estar acabada, o progresso feito pelas mulheres desde o primeiro Dia Internacional das Mulheres, em 1908, é impressionante. Tudo começou quando 15 mil mulheres marcharam nas ruas da cidade de Nova Iorque exigindo menos horas de trabalho, um melhor salário e o direito a votar.

1. Nem sempre foi celebrado no dia 8 de março. Nos primeiros cinco anos o Dia Internacional da Mulher era celebrado no dia 28 de fevereiro.

2. O próprio significado deste dia tem evoluído. Começou por sem um protesto massivo organizado por mulheres que procuravam ter melhores condições de trabalho e o direito ao voto. Mas desde aí tem-se tornado num dia de  consciencialização em relação ao progresso da mulher na corrente luta pela igualdade de género. É também um dia para destacar por todo o mundo os assuntos que afetam directamente a mulher.

3. É uma data reconhecida em mais de 25 países. Incluindo países como China, Vietname, Uganda, Afeganistão, Cuba, e Rússia.

4. É feriado oficial em 24 países e na China, na Macedónia, em Madagascar e no Nepal é feriado só para as mulheres.

5. Nos Estados Unidos celebra-se a história da mulher durante todo o mês de março. Foi declarado pelo presidente Barack Obama em 2011.

6. É celebrado também por homens. Apesar de ser um dia criado por mulheres e para mulheres, também muitos homens aproveitam este dia para honrar as lutas das mulheres e assumir os valores do feminismo.

7. Desde 1996, a ONU atribui um tema especial ao Dia Internacional da Mulher.Este ano é ‘Planeta 50-50 em 2030: Um passo decisivo pela igualdade de géneros’.

8. Em países como Portugal o dia é celebrado com a oferta de flores às mulheres e com jantares e festas só para o sexo feminino. 

Vânia Maria com Ana Lemos – Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana