terça-feira, 8 de março de 2016

ÓRGÃO ANTICORRUPÇÃO DO PC CHINÊS ATENTO AO GABINETE DE MACAU E HONG KONG



Pequim, 08 mar (Lusa) - O órgão anticorrupção do Partido Comunista Chinês (PCC) quer garantir que o Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e Macau, do Conselho de Estado da China, é abrangido pela campanha anticorrupção em curso no país.

Li Qiufang, da Comissão Central de Inspeção e Disciplina do PCC, confirmou à imprensa de Hong Kong que desde o início do ano integra o gabinete encarregado por Pequim de lidar com as duas regiões administrativas especiais chinesas.

O objetivo é garantir que a campanha anticorrupção em curso na China, a mais drástica e persistente das últimas décadas, se alarga como um "cobertor", explicou Liu, assegurando que "nenhuma área será deixada ao acaso".

Questionada sobre se há algum caso concreto a ser investigado, a responsável disse "ser nova no posto" e que está a analisar a situação.

Liu falava à margem da sessão anual da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CPCPC), que decorre paralelamente à Assembleia Nacional Popular (ANP), órgão máximo legislativo do país, durante cerca de duas semanas.

Exceto nas áreas da Defesa e Relações Externas, que são da competência exclusiva de Pequim, Hong Kong e Macau gozam de "um alto grau de autonomia", são "governadas" pelas respetivas populações, mantêm as suas moedas e não pagam impostos ao governo central chinês.

No sábado passado, o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, afirmou no relatório apresentado à ANP que o governo continuará a combater a corrupção "sem descanso".

Só em 2015, cerca de 300 mil altos quadros do Governo chinês de diferentes níveis foram punidos por corrupção.

JOYP // APN

Sem comentários:

Mais lidas da semana