A
vida em um trailer: sem dinheiro para casa própria, moradia sobre duas rodas
vira opção para mais pobres nos EUA
Benoît
Bréville, Paris - Le Monde Diplomatique, em Opera Mundi (maio 2016)
Em
1975, 9 milhões de norte-americanos viviam em trailers, e hoje já chegam a 20
milhões; parques para habitações móveis acolhem casais pobres, cujos ganhos
anuais eram, em 2011, metade da renda média nacional
No
minúsculo jardim que cerca sua casa, Francisco Guzman não tem o direito de
deixar objetos caírem no chão. Também não pode dispensar o lixo antes do dia da
coleta nem ouvir música. “Se eu quiser ter um animal de estimação, ele não deve
passar dos 40 cm de altura. E se quiser acolher alguém, mesmo meu irmão ou
minha mãe, preciso pedir autorização ao gerente. É incrível, mas ainda assim
estou em minha casa!”. Guzman e sua esposa possuem realmente uma moradia, um
trailer de dois quartos, mas alugam o terreno num parque de casas móveis em
Aurora, Colorado.
Para
ocupar um dos 440 terrenos, o jovem casal paga US$ 500 por mês, além de mais
US$ 250 de prestação pelo empréstimo de oito anos contraído para adquirir sua
moradia de três cômodos e 75 m2. A arquitetura é típica dos trailers dos anos
1970: teto plano, paredes externas de alumínio e fachada branca encardida pelo
tempo. “O aluguel inclui água corrente, rede de esgoto e coleta de lixo; há até
uma pequena piscina coletiva”, esclarece o jovem. “Eu preferiria, é claro, ter
uma casa de verdade, com um jardim de verdade, sem vizinhos a cinco metros de
distância. Mas por esse preço, em Aurora, é impossível”. A renda dos Guzman é
modesta: entre um emprego num posto de gasolina para ele e alguns turnos numa
empresa de limpeza para ela, os dois ganham US$ 2 mil por mês.
É
muito pouco para viver nesse subúrbio residencial sem beleza nem atrativos, mas
perto da dinâmica capital do Estado, Denver, onde os preços dos imóveis
aumentaram 50% desde 2012. Em outubro de 2015, em Aurora, nenhuma casa estava
para alugar por menos de US$ 1 mil, e a mais barata para comprar precisava de
reforma completa e custava US$ 130 mil. Na mesma ocasião, um trailer de tamanho
equivalente, construído em 1973, estava à venda por US$ 14,5 mil, com os
aluguéis nos parques oscilando entre US$ 400 e US$ 600 por mês. “No momento,
todos os terrenos estão ocupados. É preciso entrar numa lista de espera. Mas a
rotatividade é grande e a coisa pode ser rápida”, assegura-nos o gerente do
Friendly Village.
Aurora
tem nove parques grandes e mais de 2,5 mil terrenos para trailers. Quase todos
estão situados nas imediações da Avenida Colfax, num bairro periférico e pouco
atraente da cidade: Hillcrest Village, propriedade da empresa Equity Lifestyle
Property, líder do setor com 140 mil lotes no país; Green Acres, que só abriga
idosos; Foxbridge Farm, Cedar Village, Meadows etc. Nem esses nomes evocadores
de um panorama campestre[1]nem os esforços
dos moradores para decorar suas fachadas com bandeirinhas norte-americanas,
estátuas da Virgem Maria ou flores conseguem disfarçar a monotonia do
urbanismo.
Como
os bairros populares, os parques de trailers são concebidos contrariando a
trama urbana clássica, separados do resto da cidade, com sistema de limpeza, sinalização
e administração próprios. Ruelas mais ou menos bem asfaltadas ladeiam lotes
retangulares dispostos perpendicularmente à via principal e separados uns dos
outros por uma pequena cerca, uma corrente ou mesmo um simples risco no chão.
Cada moradia é identificada por um número que figura no endereço de seus
ocupantes, junto com o nome do parque. “Às vezes, gostaríamos de não dizer que
vivemos num parque, mas, quando veem nosso endereço, todos ficam sabendo”,
lamenta Guzman. “E isso pode causar problemas. Alguns pensam: ‘Hum, ele mora
num parque de trailers, não vou contratá-lo porque terei problemas’”.
Habitações
sociais sem custo para o governo
Adquirir
um trailer nos Estados Unidos é operação simples e barata. Diferentemente de
uma casa comum, construída no próprio local por pedreiros, eletricistas,
carpinteiros, encanadores etc., ele é inteiramente feito numa fábrica por
operários semiqualificados. Sai da linha de montagem pronto para uso, a um
preço que desafia qualquer concorrência. E, como se desgasta e se desvaloriza
com o tempo (à semelhança de um carro), os modelos 1960 ou 1970 podem ser
negociados por menos de US$ 10 mil. No caso dos modelos mais novos, o menor
preço é US$ 25 mil (70 m2), frete incluso. Vinte milhões de norte-americanos,
dos quais 23% aposentados, vivem hoje nesse tipo de alojamento contra nove
milhões em 1975. Os Estados Unidos têm sete vezes mais trailers (8,6 milhões de
unidades) que moradias de aluguel social (1,2 milhão)[2]. Acolhem
casais pobres, cujos ganhos anuais eram, em 2011, metade da renda média
nacional (US$ 26 mil contra US$ 52 mil)[3]. Funcionam
como casas populares a custo zero para os poderes públicos, que não precisam
construir nada, mas dão muito lucro aos fabricantes.
“O
problema não é comprar um trailer, é descobrir um lugar para instalá-lo”,
adverte um empregado da loja Clayton Homes, a primeira a vender “casas
pré-fabricadas” nos Estados Unidos. A esmagadora maioria das cidades
norte-americanas aplica regras de zoneamento rigorosas, que limitam as
possibilidades de instalação em terrenos particulares a alguns setores bem
precisos e já saturados. Como esses alojamentos têm a fama de desvalorizar os
terrenos próximos, os prefeitos evitam cuidadosamente sua proliferação. A menos
que se disponham a ir para as zonas rurais, muitos proprietários se veem,
então, obrigados a recorrer aos parques particulares, que abrigam 12 milhões de
norte-americanos[4].
medida
que nos aproximamos do Novo México, onde a proporção de casas móveis no volume
total de alojamentos ultrapassa 15%, os trailers vão se fazendo mais presentes.
Espalham-se ao longo das grandes rodovias e das estradas rurais, onde há menos
construções e as regras de zoneamento são mais frouxas. Em Trinidad, agrupam-se
em uma dezena de parques situados na periferia da cidade, em terrenos baratos.
De dimensões modestas, esses aglomerados não lembram acampamentos militares e
não têm o caráter impessoal dos parques de Aurora. Em muitos deles, encontramos
o proprietário, que não mora longe.
Cidadezinha
de oito mil habitantes perdida nas montanhas baixas do Colorado, perto da
divisa com o Novo México, Trinidad conheceu seus momentos de glória no início
do século XX graças à exploração de carvão e à chegada da ferrovia. Mas, desde
a Segunda Guerra Mundial, o município perdeu 40% de sua população e só restam
uns poucos vestígios da antiga prosperidade: o velho grand hôtel da rua
principal, a majestosa biblioteca construída em 1904 graças a uma doação do
barão do aço Andrew Carnegie e a locomotiva a vapor exposta no estacionamento
do supermercado. “Empregos não existem. Vivo aqui há cinco anos e nunca vi um
contrato de trabalho de mais de dois meses”, confirma Jacqueline Johnson. Por
muito tempo funcionária de um hospital de Las Vegas, ela deixou Nevada após se
separar do marido, em 2010. Foi então morar com uma meia-irmã, que residia num
quarto de motel. “No começo, passamos dois anos no mesmo cômodo, com o fogão
encostado na cama. Depois, alugamos este trailer por US$ 550 mensais. É muito
caro, mas temos três quartos e uma cozinha de verdade, podendo comer ao ar
livre quando o tempo está bom”.
Uma
comunidade propícia a fofocas
Com
benefícios sociais e alguns bicos, as irmãs ganham cerca de US$ 2 mil por mês.
“Pagas as contas e a alimentação, não nos resta quase nada. E só temos um carro
para as duas”. Um grande problema: dali, não se pode ir a lugar nenhum a pé,
afora um restaurante chinês e seu self-service aberto o dia inteiro. “Quando
preciso do carro e minha irmã ainda não chegou, fico louca da vida”, confessa
Jacqueline. “Mas aqui todos se conhecem e sempre há um vizinho para nos dar
carona. Um parque de trailers é uma verdadeira comunidade”.
Segundo
Harry Vallejos, chega a ser “uma pequena família”. Esse aposentado mora no
parque Cedar Ridge de Trinidad, onde paga US$ 250 por mês. Com uma doença que
reduz sua capacidade de movimento, passa a maior parte do tempo no parque e
conhece todos os moradores. Pode dizer o que cada um faz, sua situação familiar
e suas opiniões políticas: Annie McDaniel, que com 91 anos não pode mais
dirigir e recebe a visita da filha duas vezes por semana; o casal Harold e
Hannelore Thomason, de 85 anos, que já mora no local há quatro décadas etc…
A
vida num parque de trailers não oferece a intimidade de uma casa comum, onde as
pessoas podem se refugiar no quintal, nem o anonimato de um prédio de
apartamentos. Com um simples olhar pela janela, o morador fica sabendo se o
vizinho está em casa ou foi trabalhar, se tem visitas ou se sua calha entupiu.
Não é raro ouvir vozes estridentes e batidas de portas. Essa vida comunitária,
ao mesmo tempo que enseja uma sociabilidade de vizinhança, favorece igualmente
a disseminação de boatos e fofocas.
Cedar
Ridge abriga cerca de vinte casas, a maior parte ocupadas por proprietários
idosos. Os raros moradores mais jovens – como a família chegada há pouco do
Texas e um homem que só ocupa seu trailer alguns meses por ano – despertam
suspeitas dos mais velhos. “Há um ir e vir sem fim na casa deles e eu preciso
prestar muita atenção no que é meu”, confidencia Vallejos, que assegura, no
entanto, viver “na melhor comunidade das redondezas”.
Por
nada no mundo esse aposentado moraria no parque Almar, que goza de má reputação.
Na primavera de 2015, a polícia matou lá um rapaz negro que se escondera numa
barraca abandonada. O caso, que causou furor nas TVs locais, continua na
lembrança de todos. “Patrulhamos constantemente esse lugar, ora eu, ora meu
marido”, garante a gerente para tranquilizar os potenciais locatários. “Meu
filho trata da manutenção e faz rondas, e sua namorada também. O pai de Nicky
[uma moradora do parque] é inspetor de polícia e meus irmãos também moram aqui…
Todo mundo vigia todo mundo. Não é raro eu expulsar algum locatário por mau
comportamento!”. Segundo ela, o parque Lakeside é que deveria ser evitado.
Aberto
há quinze anos, este se resume a um vasto quadrado de terra e cascalho que se
transforma em lama quando chove. O lote custa US$ 150 por mês; pagando-se mais
US$ 300, é possível ter também um trailer velho de três quartos. Fato curioso
em Trinidad, vários terrenos estão vazios, embora seu custo seja o mais baixo
da cidade. “Ninguém quer morar lá. Há problemas de drogas, brigas, tiros. É
muito ruim para o bairro”, analisa uma vizinha, proprietária de uma casa
despretensiosa a 200 metros do parque. Quando lhe pedimos que relate fatos
concretos, ela hesita, diz “ouvir sirenes frequentemente” e termina por
declarar, irritada, que “não gosta de jornalistas”. Antes do fim da conversa,
admite nunca ter posto os pés naquele parque e não conhecer nenhum de seus
locatários.
Trailer
trash
Chamados
pejorativamente de trailer trash (lixo de trailers), esse tipo de moradia e
seus habitantes sempre tiveram uma imagem negativa nos Estados Unidos. Embora
abriguem 8,7% de afro-americanos, são associados ao subproletariado branco, aos
“refugos brancos”[5], mais ou menos
como os bairros de casas populares, no imaginário norte-americano, são
associados aos negros. A história começou no período entreguerras, quando os
vendedores ambulantes, os trabalhadores agrícolas e os operários da construção
civil que percorriam o país em carroças eram acusados de ofender a boa moral e
não pagar impostos nas cidades onde se instalavam. Em 1937, a revista Fortune ainda
torcia o nariz para essas “colônias superpovoadas de sórdidos hotéis
itinerantes”[6].
A
população dessas habitações mudou a partir dos anos 1950 com a entrada no mercado
de trailers de três metros de largura (antes, tinham apenas 2,40): a partir de
então, não era mais preciso passar pelo primeiro quarto para chegar ao segundo.
Num contexto de crise de moradia, esse ganho de intimidade levou muitos
norte-americanos de renda modesta, em especial idosos e jovens casais de
funcionários, a fazer dos trailers seu domicílio fixo e permanente. Os
fabricados hoje medem até cinco metros de largura; existem modelos de luxo em
parques para aposentados da Flórida e da Califórnia, com vista para as marinas
e campos de golfe. De resto, oficialmente não são mais chamados trailers, e sim
de “casas pré-fabricadas” (manufactured homes).
Todavia,
uma distorção semântica orquestrada por alguns industriais raramente consegue
mudar sua imagem: eles continuam a ter má reputação. Na televisão, os
noticiários locais cobrem o tempo todo as desgraças (tiroteios, incursões
policiais, venda de drogas…) que ocorrem nos parques. Na internet, encontramos
o Trailer Park Boys, um programa transmitido há quinze anos no Canadá e nos
Estados Unidos. Realizada na forma de um falso documentário, essa série
apresenta personagens imbecis e violentos que dividem seu tempo entre pequenos
delitos e a cadeia. No cinema, filmes de sucesso como “Meninos Não Choram” (1999)
e “Rua das Ilusões” (2002), que conta a juventude do rapper Eminem, também põem
em cena lugares onde a violência é onipresente. Mesmo o quadro um pouco mais
leve que o escritor Russell Banks pinta de uma comunidade de New Hampshire, em
seu livro “Trailerpark” (1981), retoma os temas das drogas e do álcool.
Com
tal imagem na cultura popular, não espanta que inúmeros habitantes de Trinidad
tenham sua opinião dos ocupantes dos trailers. “Dizem as maiores barbaridades
sobre nós”, lamenta uma moradora de Lakeside, que prefere ficar no anonimato.
“A maior parte das pessoas aqui é honesta e trabalha duro; é um bom lugar para
viver. Mas há muitos trailers para alugar e os ocupantes mudam. Nada mais
normal então que apareçam maus elementos. Agora, temos jovens que fumam maconha
o dia inteiro. Eles têm um cachorro bravo que late sempre que alguém passa”. A
moça censura ainda a proprietária, uma professora aposentada que mora também em
Trinidad, por certa irresponsabilidade na escolha dos locatários, dos quais nenhuma
garantia seria exigida: “Ela só quer encher os terrenos vazios e pouco se
importa com quem vem morar aqui. De qualquer modo, não liga nada para o parque.
Quando há um problema, nunca aparece; não cumpre sua obrigação”.
Expulsos
em 72 horas
Segundo
Dave Anderson, diretor executivo da associação All Parks Alliance for Change,
que defende os interesses dos proprietários de trailers, esse caso é típico das
moradias situadas em zonas rurais. “Nas áreas metropolitanas”, explica, “onde é
alta a densidade demográfica e os preços dos terrenos são caros, o risco para
os ocupantes é que os aluguéis aumentem com frequência ou que alguém os expulse
para favorecer um projeto imobiliário mais lucrativo. Nas comunidades rurais,
esses problemas realmente não existem. Mas os pequenos proprietários possuem
capital muito limitado para administrar seus parques e nem sempre conseguem
fazer os reparos necessários quando surgem graves problemas de água ou esgoto”.
Mas viver num parque familiar, em uma cidade pequena, não deixa a pessoa,
forçosamente, livre de aumentos repentinos. Por exemplo, em Almar de Trinidad,
os aluguéis subiram 10% em novembro último, passando de US$ 220 para US$ 245
sem razão aparente, e isso quando já tinha ocorrido um aumento há dois anos…
É
uma das primeiras coisas que Frank Rolfe ensina aos alunos de sua “universidade
dos trailers”: na maioria dos Estados, nenhuma lei impede um proprietário de
parque de aumentar seus aluguéis, desde que avise os locatários com algumas
semanas de antecedência. Esse diplomado em Economia pela Universidade da
Califórnia em Stanford fez fortuna investindo, com seu sócio Dave Reynolds, em
terrenos para trailers. Partindo do nada em 1996, orgulha-se de ser hoje o
sexto maior empresário do setor, com 170 parques espalhados pelo país. “Exceto
na Califórnia, na Flórida e no estado de Nova York, onde as leis são favoráveis
demais aos locatários”, explica.
Ansiosos
por transmitir sua experiência, Rolfe e Reynolds dão um curso intensivo de três
dias, por US$ 2 mil, no qual ensinam os rudimentos da gestão de um parque: não
permitir atrasos de aluguel, cobrar multas por infração às regras, evitar a
instalação de lavanderias ou serviços coletivos que possam gerar custos
inúteis, expulsar locatários indesejáveis... “Os alunos são geralmente
executivos cinquentões decepcionados com os lucros de seus investimentos na
Bolsa. Esse é um bom momento para entrar no mundo dos negócios, pois nossa
economia está em crise há anos e há forte demanda por moradia barata”, analisa
lucidamente Rolfe. O método dos dois compadres segue o das imobiliárias quando
ocorrem operações de renovação urbana: eles compram parques, sobretudo os de
“mamãe e papai”, pertencentes a pequenos proprietários que não os exploram bem,
melhoram sua aparência, instalam alguns serviços suplementares e pedem aluguéis
mais elevados.
Os
locatários ficam impotentes diante desses aumentos. Desde que passaram a medir
três metros de largura, os trailers são difíceis de transportar: um carro não
basta, é preciso utilizar um caminhão especial, quase sempre mais largo que as
estradas comuns. A operação custa vários milhares de dólares; muitos residentes
preferem, assim, comprar um trailer novo a deslocar o velho. A imobilidade
dessas casas “móveis” fragiliza os ocupantes, que não podem ameaçar ir embora
quando o proprietário cuida mal do terreno ou aumenta o aluguel.
Emily
Montoya[7] não sabe
onde acharia o dinheiro necessário caso precisasse sair de Raton, uma
cidadezinha de 6,5 mil habitantes no norte do Novo México, onde aluga um
terreno por US$ 150 ao mês. A jovem, que mora com os filhos e o companheiro,
não trabalha e o casal não tem nenhuma poupança. No entanto, talvez precise se
mudar logo. O Parque das Colinas Encantadas – situado ao lado do cemitério
municipal… – foi posto à venda: US$ 320 mil por oito hectares de terreno e 46
lotes. “Fiquei sabendo disso um dia ao voltar para casa: avistei uma tabuleta
de ‘vende-se’ na entrada”, conta. “Ignoramos quem vai comprar ou o que será
feito disto aqui; só não ignoramos que nos falta dinheiro para a mudança”.
Os
vizinhos de Emily temem a mesma coisa, pois, no Novo México, a lei pouco
protege os locatários de parques. Eles podem ser expulsos em 72 horas caso não
paguem o aluguel; em um mês, caso não respeitem as regras ou “perturbem os
outros”; e, quando um parque fecha suas portas, recebem simplesmente um aviso
prévio de 60 dias. “Em alguns Estados, como Minnesota, se você precisa mudar e
sua casa está em condições ruins demais para ser deslocada, o proprietário tem
de lhe pagar uma compensação financeira. Às vezes, você pode até se juntar aos
outros moradores para comprar o terreno a preço de mercado e fundar uma
cooperativa. Contudo, quase sempre não existe garantia alguma para os
locatários”, diz Anderson. O parque de Raton muito provavelmente permanecerá
aberto: o lugar não atrai incorporadores e o melhor a fazer quando se possui um
terreno situado em zona liberada para trailers ainda é alugar os lotes um a um.
Na
Califórnia, a situação é inversa: a lei protege bem locatários, mas os
incorporadores são muitos. Em vinte anos, o Estado viu desaparecer mais de
quatrocentos terrenos, engolfados pela sanha do mercado imobiliário[8]. Desde 2012,
quatrocentos moradores de Palo Alto lutam contra o desaparecimento de seu
parque, o mais antigo do Vale do Silício, onde o aluguel custa US$ 1 mil
(contra o triplo para uma casa modesta na cidade). Depois de aceitar o
fechamento, a prefeitura mudou de opinião diante da amplitude que o caso
assumiu. Ela agora apoia os moradores e chegou a fazer uma oferta de compra do
terreno: US$ 38 milhões por 1,8 hectares 117 lotes. O proprietário recusou, já
que, segundo os corretores, o lugar vale mais de US$ 50 milhões.9.
O
caso, por enquanto, está nas mãos da justiça. À espera de uma decisão, os
moradores do parque Buena Vista de Palo Alto não sabem prever seu futuro, assim
como os residentes das “colinas encantadas” de Raton. Como explica Anderson,
“os donos de trailers possuem identidade dupla. Ao mesmo tempo proprietários e
locatários, não são protegidos pelas leis que regem tradicionalmente as
relações entre locadores e locatários nem pelos direitos concedidos aos
proprietários”. Para se defender, só podem contar com eles mesmos.
Publicado
originalmente pelo Le Monde Diplomatique Brasil - Título PG
[1] “Hillcrest Village” significa
literalmente Aldeia no Alto da Colina; “Meadow”, Pradaria; “Cedar Village”,
Aldeia dos Cedros etc
[2] American Housing Survey, 2013; “Mobile
homes, the low-cost housing hoax” [Trailers, a fraude das casas baratas],
relatório do Center for Auto Safety, Grossman Publishers, Nova York, 1975
[3] Ibidem
[4] Gary Rivlin, “The cold, hard lessons
of mobile home U.” [As duras e impiedosas lições dos trailers U.], The New York
Times, 16 mar. 2014.
[5] Cf. Sylvie Laurent, Poor White Trash. La
Pauvreté Odieuse du Blanc Américain [Pobre refugo branco. A pobreza odiosa do
branco norte-americano], Presses de la Sorbonne, Paris, 2011
[6] Citado em John Fraser Hart, Michelle
J. Rhodes e John T. Morgan, The Unknown World of the Mobile Home [O mundo
desconhecido dos trailers], The Johns Hopkins University Press, Baltimore and
London, 2002.
[7] O companheiro de Montoya, um mexicano
que mora legalmente nos Estados Unidos, não está registrado junto ao
proprietário do parque, daí ela preferir usar um pseudônimo
[8] Katie Kramon, “California’s affordable
mobile home parks vanishing” [Parques de trailers a preços acessíveis estão
desaparecendo na Califórnia], Peninsulapress.com, 11 mar. 2015.
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