quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Angola. MPLA, O CONGRESSO, E OS EXCESSOS DE HIGINO CARNEIRO...

PARTILHAR


Raul Diniz, opinião

Varias foram às atoardas pronunciadas em público por alguns membros do alto escalão da nomenclatura do aparelho do MPLA/partido-estado. Porém, as mais inquietantes vieram da lavra de Higino Carneiro. Em discurso explicito bajulação e culto de adulação a JES proferido na província do Bengo, o governador e também secretario provincial de Luanda do MPLA, deu à estampa um discurso cuja ênfase foi à apologia direta a prospetiva megalomania estridente habitual.

O HIGINO CARNEIRO NÃO SE ESQUECEU DE DAR A CONHECER AO PAÍS A PARTIR DA PROVÍNCIA DO BENGO QUE QUEM DESEJAR FALAR MAL DO PRESIDENTE DA REPUBLICA OU DO REGIME CABE AO GOVERNO EM PRAÇA PUBLICA, O PELO GOVERNO PROVINCIAL DE LUANDA VAI FISCALIZAR E DETERMINAR A O DIA, HORA E O LOCAL PARA O ATO, A FIM DE EVITAR ATROPELOS LABORAIS.

O Higino esqueceu apenas informar-se corretamente para saber que em democracia falar verdade não significa falar mal de ninguém. Só em países totalitários e autoritários é que o povo é reprimido e impedido de falar que lhe vai na alma. O país vai de mal a pior camarada HC, e não foi o povo que deixou o MPLA na miséria, foi precisamente o contrario. E o general sabe que e a família de Dos Santos e o próprio presidente rouba cada vez mais e melhor, sobretudo as filhas, filhos e a irmã caçula.

PARA COMEÇAR DISTANCIO-ME TOTALMENTE DA LINHA DE PENSAMENTO COLADO AO INUSITADO DISCURSO PROFERIDO PELO GENERAL HIGINO CARNEIRO, VELHO CONHECIDO, E ANTIGO COMPANHEIRO DE ARMAS NO PASSADO RECENTE.

O GOVERNADOR DE LUANDA ADMITIU IGUALMENTE NO SEU INFLAMADO DISCURSO, QUE A CRISE SERIA O FATOR TERMINATIVO QUE INVIABILIZA O CRESCIMENTO DO MPLA EM LUANDA.

Essa declaração é sem sombra de duvida a antítese do que tem sido afirmado intrepidamente pelo MPLA. Por outro lado, do ponto de vista intelectual, essa afirmação do secretario provincial de Luanda do MPLA está a transformar-se internamente num inquietante sofisma propagandístico mal direcionado.

ONDE ESTÃO OS MAIS DE 03 MILHÕES DE MEMBROS INSCRITOS COMO MILITANTES, OS ELEITORES PROPAGANDEADOS PELA ANTERIOR DIREÇÃO DO COMITÊ PROVINCIAL DE LUANDA DO MPLA HEIN CAMARADA SECRETARIO HIGINO? QUE FEIO FAZER PROPAGANDA FALACIOSA CAMARADA HC...

Essa informação em nada na enobrece o MPLA nem tão pouco coincide com a verdade e muito menos ainda passa perto da realidade. Embora não se culpe HC pelo fulgurante desapego do povo e inteligência desenvolta da sociedade que não deseja mais continuar colado a uma pessoa sem futuro.

FOI COM TODA CERTEZA LONGA, FRUSTRANTE E CANSATIVA A VIAGEM DE 40 ANOS ININTERRUPTOS FEITA COM LEALDADE PELO POVO LADO A LADO COM DO MPLA E JES ATÉ A COVA. POREM, O POVO ATIRAR-SE JUNTAMENTE COM JES E O MPLA PARA A COVA! AÍ, SÃO OUTROS QUINHENTOS, QUE A SOCIEDADE NÃO QUER PAGAR PARA VER.

O governador HC conhece profundamente os reais motivos que levam o cidadão a distanciar-se e negar acompanhar do MPLA. HC também sabe que se faz é necessário e urgente o partido renovar a sua base social e aprender a conviver humildemente com a sociedade e principalmente terá que aprender a interpretar melhor o sentimento do povo. Acredite camarada HC, o povo não quer mais ser tratado como carneiro, nem deseja sentir-se roubado pela família nem pelo próprio JES, como acontece até aqui.

O PORQUÊ DA RAZÃO QUE NORTEIA A NÃO ADERÊNCIA DO POVO EM FILIAR-SE AO MPLA ULTRAPASSA DE LONGE A CRISE ECONÔMICA E FINANCEIRA. ESSE TIPO DE DESCULPA JÁ NÃO COLHE EM LUANDA NEM NA CHINA.

A principal das dificuldades do MPLA advém da persistente longevidade de JES permanecer no poder. A essa situação acresce-se a enorme dificuldade do presidente da república separar o que é propriedade privada sua, da que é propriedade do estado angolano. Essas questões mal resolvidas no relacionamento conturbado entre o poder totalitário e a sociedade, fizeram o povo crescer em sabedoria. Por outro lado o general conhece os múltiplos abusos atentatórios do MPLA contra a sociedade inteligente ativa.

HOJE O POVO TEM EDUCAÇÃO E CULTURA POLITICA, CONHECE OS SEUS DIREITOS LEGALMENTE CONSTITUÍDOS.

O povo tem pleno conhecimento que tem sido roubado em todas as frentes pelo presidente da república, sua família e por aqueles que infelizmente o seguem cegamente. Da mesma forma sabem muito bem o que é e o perigo que poderá representa para a sociedade uma fraude eleitoral passível no pleito que se aproxima. Portanto recomenda-se cautela a comandância do regime para que se abstenha de fraudar pela quarta vez as eleições, três fraudes consecutivas já é obra difícil de ser engolida.

É VERDADEIRA A AFIRMAÇÃO QUE COMPROMETE EM DEFINITIVO A TRUPE COMANDADA PELO PRESIDENTE DOS SANTOS DE NÃO ESTAREM COMPROMETIDOS COM O A BOA ADMINISTRAÇÃO DA COISA PÚBLICA, NEM COM O BEM ESTAR DO POVO.

Toda sociedade tem plena consciência e possui perfeito conhecimento de que JES, sua família e acólitos seguidores, vivem enchafurdados no lamaçal infetuoso da corrupção, gamanço e nepotismo até a medula. Portanto recomenda-se uma revisão dos métodos utilizados até aqui, pois ninguém mais aguenta outra fraude eleitoral elaborada pela casa de segurança do chefe do governo do MPLA partido/estado.

ESSA SIMBIOSE INTRAGÁVEL DA CORRUPÇÃO E NEPOTISMO, SE SERVIDA EM DOZE DUPLAS NUM MESMO CÁLICE, INCENDIARIA COM ESTREMA VORACIDADE O MAU MOMENTO POR QUE PASSAM AS RELAÇÕES AMBÍGUAS ENTRE O JES, MPLA E A SOCIEDADE ANGOLANA.

Sem medo de errar pode-se afirmar que Higino Carneiro, é de facto um dos poucos dirigentes da atual direção do MPLA, que ainda possui uma pequena doze de visão empreendedora séria. Por esse motivo, exige-se de HC aceite concordar que o angolano evoluiu em conhecimento, e por isso não é nem poderá ser jamais considerado ignorante nem estupido. Tão pouco pode ser continuamente tratado como propriedade do MPLA nem do regime degenerado comandado pela família de Dos Santos.

IGUALMENTE O PR NÃO TEM O DIREITO DE COMPORTAR-SE COMO SE FOSSE O DONO DA ALMA DA ANGOLANIDADE ANCESTRAL DO POVO AUTÓCTONE.

O PR só tem uma saída, deixar o povo livremente organizar-se em nação sem o seu dedo podre. Dos Santos já não tem vez em Angola, ele terá de respeitar de uma vez por todas a vontade do povo desejar seguir a direção que deseja em liberdade. A sociedade não pode ser tratada como farrapo velho, e muito menos desconsiderada como se fosse um vulgar elemento cativo da organização criminosa que tem sido o MPLA há 37 anos.

JÁ VARIAS VEZES AFIRMEI QUE O MPLA É UM PARTIDO DESCARACTERIZADO, ANTIRREPUBLICANO E SEM ALMA NACIONALISTA COMANDADA POR AVENTUREIRO AMBICIOSO E ASSESSORADO PELAS FILHAS E FILHOS GANANCIOSOS, QUE AGEM IMPETUOSAMENTE COMO AUTÊNTICOS GANGSTERES.

Somente em democracia o poder pode controlar o poder, essa situação não existe no caso angolano. O poder absolutista é decrepito porque permite abusos horripilantes contra o cidadão por não possuir nenhum esteio democrático. E quando um homem penso que é insubstituível, Essa pessoa representa para sociedade um alto risco por padecer de perigosas excentricidades egocêntricas.

O GRANDE DILEMA DO GOVERNADOR DE LUANDA E O DE NÃO POSSUIR CAPACIDADE PARA ACEITAR FÁCIL QUE O MPLA DERRAPOU E SEGUE COM RUMO CERTO PARA O ABISMO DO ESQUECIMENTO.

Camarada HC o que o país precisa de verdade é de livrar-se de José Eduardo dos Santos e da sua filharada de uma vez por todas. Por outro lado, o país precisa encontrar-se urgente e dialogar franca e abertamente, não se pode mais aceitar que a vontade dos auxiliares do verdugo prevaleça infinitamente sobre a vontade do soberano de querer ser livre no seu país. Não se pode aceitar a existência de armadilhas destrutivas para afastar o povo de seus objetivos de lutar contra o regime opressor sustentado pelo MPLA.

PARA O HC E PARA O MPLA, O POVO SÓ É SOBERANO QUANDO PARA ELEGER CORRUPTOS NEPOTISTAS E OS DILAPIDADORES DO ERÁRIO PÚBLICO, DEPOIS A SOBERANIA DO ELEITOR É ABRUPTAMENTE INTERROMPIDA, E SUBJUGADA AO EXTREMO.

O MPLA não pode consentir que José Eduardo dos Santos continua a sacanear e a escarnecer perversamente o povo nobre angolano sem nenhuma razão aparente justificável. Não se pode descorar o momento de crise institucional em que o estado foi mergulhado, também não se pode ignorar o estado de total enfermidade econômica e financeira atroz, que o país vivencia. Descorar o estado de hipertermia social maligna seria no mínimo uma desesperada atitude draconiana socialmente inaceitável.

Falemos Agora um Pouco do Congresso do MPLA

GENERAL A VERGONHA DA DIREÇÃO DO MPLA SERÁ MAIOR QUANDO JES IMPUSER A ELEVAÇÃO DA BELITA DOS OVOS COMO MEMBRO DO BUREAU POLITICO!

A elevação da Belita dos ovos a membro do bureau politico será apenas o da desgraça do bureau politico.  A vergonhosa maior direção silenciada do MPLA virá quando a Belita dos Santos PCA da Sonangol ser transformada pelo pai presidente a vice-presidente da republica. Aí sim, o partido dos camaradas ficará com um sapão entalado na garganta fedida de cada um dos membros da direção impotente do MPLA.

É MUITO DIFÍCIL QUE ACONTEÇA ALGUMA COISA DE POSITIVO NO PRÓXIMO CONGRESSO DO MPLA.  SENÃO VEJAMOS; O QUE VAI DISCUTIR DE VERDADE O MPLA DE 40 ANOS, QUE AINDA NÃO TENHA SIDO CONVERSADO DESDE 1974?

Haverá desta vez democracia interna que, possibilite debater abertamente assuntos essências para a vida do partido e que relance o país para outro mais nivelado patamar de desenvolvimento integralizado, que traga benefícios à sociedade aflitíssima com o déficit de democracia inexistente?

Haverá mudanças no modus operandi de JES face á pratica do nepotismo e corrupção desenfreada que graça em toda administração do estado? Os outros militantes angolanos pobres do MPLA vão assistir a consagração integral de flagrante demérito das filhas e filhos do presidente do MPLA, que certamente passarão à condição de membros do comité central e/ou até mesmo do bureau politico.

NADA SE ESPERA QUE VÁ ACONTECER ALGUMA COISA DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA A VIDA DO PARTIDO/ESTADO E DO PAÍS NO CONGRESSO DO MPLA. TAMBÉM A ALOCUÇÃO DO CANDIDATO ÚNICO A REELEIÇÃO DE PRESIDENTE VITALÍCIO DO MPLA NÃO SURPREENDERÁ NINGUÉM.

O que JES irá dizer ao congresso afinal? Dos Santos está na presidência do MPLA a tempo demais, por isso ele é demasiado previsível no que vai falar ou fazer. Assim sendo, deduz-se que trará mais do mesmo, não haverá sustentabilidade na linha de forças, por isso espera-se que o discurso de JES caia uma vez no espaçoso vácuo da desesperança. José Eduardo dos Santos não é nenhuma inteligência rara, senão veja-se, o que trousse de substancial para a vida do país e do povo após 37 anos de sucessivos governos? Nada de importante relevância.

EM TODO SEU CONSOLADO, JES SEMPRE USOU O DISFARCE DE LOBO QUANDO NA VERDADE NÃO PASSA DE SIMPLES ROEDOR FAMINTO, QUE ADORA VIVER NO MEIO OPULENTE DE RIQUEZA.

No outro extremo estão os gatões malandros ambiciosos, que nutrem grande afeição pela riqueza facilmente adquirida. O PR não tem outra saída senão a de sustentar as paixões de riqueza dos felinos do generalato-gatil para que estes, por sua vez não o engulam de uma só tragada. Por isso espera-se, que ele definia como linhas mestras, e/ou meta principal seja a defesa da sua existência enquanto poder e a de sua família. JES sabe e muito bem que o seu poder é cada vez mais efemerizado.

O INTERESSE PESSOAL DO PRESIDENTE DO MPLA ESTARÁ EM PRIMEIRO LUGAR, ISSO É FACTO. E TAL COMO ACONTECEU COM A ELEVAÇÃO DE MANUEL VICENTE IMPOSTO AO BUREAU POLITICO COMO SOLUÇÃO DE MUDANÇA E POR ISSO CANDIDATO AO CARGO DE VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA E POR ISSO FOI IMPOSTO COMO MEMBRO DO BUREAU POLITICO. APESAR DOS ATORES SEREM OUTRAS NÃO SERÁ DIFERENTE.

General HC, não se iluda nem se surpreenda com o que virá daqui para frente. Nós militantes do MPLA, não vamos ficar calados e podem contar conosco, sairemos em manifestações pacificamente pelas ruas de Luanda em breve sim, com ou sem a sua permissão general. Nós lutamos e fizemos parte da criação das FAPLA e do proposito da independência do qual o amigo não esteve colado desde o inicio.

OS ANGOLANOS HÁ MUITO SUPORTAM DE BOCA CALADA OS AFRONTOSOS ABUSOS. POREM, ATURAR TAMBÉM OS DESMANDOS PERPETRADOS PELOS SEUS PARENTES, FILHAS E FILHOS É EXIGIR DEMAIS E SEM DUVIDAS ESTÁ A ESTICAR DEMAIS A CORDA.

O MPLA está finamente a revelar-se naquilo que verdadeiramente sempre foi uma autentica organização criminosa. E assim como qualquer organização criminosa, o MPLA não foge a regra e por isso tende a desmoronar-se caso não se demita o percursor da desgraça do MPLA. O Presidente JES terá que ser mandado embora por ter transformado o partido numa organização comprometida com a mentira enganosa frágil, fraca e mafiosa.

JES NÃO É NENHUM NOTÁVEL ENTRE OS POLÍTICOS DA SUA ÉPOCA QUE SOUBERAM DEIXAR O PODER EM TEMPO OPORTUNO SEM TER MACULADO A SUA IMAGEM, NEM DELINQUIRAM ENQUANTO DUROU OS SEUS MANDATOS.

O MPLA tem que deixar de conversar com a pança de José Eduardo dos Santos, e voltar a sua atenção para outros paradigmas virados para outro tipo de dialogo mais abrangentes com a sociedade, não apenas com a JMPLA e/ou com a militância. Que fique bem claro ao general HC, Angola não é do MPLA. O MPLA não é Angola, e, sobretudo, os angolanos não são propriedade do MPLA. Os angolanos querem viver livres e alegras com a sua aberta espontaneidade independente de pensar e agir. Façam o favor de deixar o povo viver em paz com ou sem o MPLA na sua alçada.

PARTILHAR

Author: verified_user

0 comentários: